Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Zero-a-Seis?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Zero-a-seis – Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância - aceita trabalhos inéditos sobre temas atuais e relevantes no âmbito da Educação Infantil, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, discussões polêmicas, entre outros. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial Científico ou de colaboradores ad hoc. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se, também perante estes, os nomes dos autores.

A Zero-a-seis não cobra taxas para submissão e publicação de artigos.

O parecer sobre a aprovação ou não de originais será comunicado ao autor, ou ao primeiro, quando houver mais que um. A Zero-a-seis não se obriga a devolver os originais recebidos. Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não serem aceitos pela revista. Caso os pareceristas solicitem modificações no trabalho, quanto ao texto e/ou para que se adaptem às normas editoriais da revista, ele será devolvido ao autor para as devidas alterações. Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Esta revista é de acesso público, portanto, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais. Salientamos que:

 

*A Zero-a-seis publica textos em português, inglês, espanhol, italiano e francês. Aqueles que possuírem como língua vernácula o português, francês, italiano e espanhol, devem apresentar abstract. No caso do texto original ser em inglês ou em outra língua,resumo deverá ser em português.

 

*O número máximo de autores por artigo, resenha e/ou entrevista é no máximo 3 autores, sendo ao menos um com título de doutor.

 

As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Equipe Editorial.

Formatação dos artigos

Os originais devem respeitam o limite de mínimo 15 e máximo de 25 páginas, além de obedecerem aos seguintes procedimentos:

1) Da estrutura geral do manuscrito: Fonte Times New Roman 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5, todas as margens com 2,5 cm; alinhamento justificado. O texto deverá obedecer à seguinte constituição:

1.1) No início do trabalho deve ser constar o título do texto (e subtítulo, quando houver) em alinhamento centralizado.

1.2) Resumo e palavras-chave (1ª letra sempre em maiúscula separadas por ponto. Ex.: Simulação Computacional. Software Educacional); Fonte Times New Roman 10 - observar as orientações da NBR-6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

1.3) Título em inglês (alinhamento centralizado) seguido de Abstract e Keywords;

1.4) Corpo do texto;

1.5) Referências.

Obs.: Os itens 1.1, 1.2 e 1.3 devem constar na primeira página; sem identificaçao de autoria pois os autores devem ter seus dados atualizados no seu perfil na revista: Formação, e-mail e endereço postal.

2) Título e subtítulo do texto em português, inglês, em letra minúscula, negrito, fonte 12, alinhamento centralizado.

3) Resumos em português, inglês e conforme a NBR-6028 de 2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em um só parágrafo. No máximo 10 linhas; fonte 10 e espaço interlinear simples. De três a cinco palavras-chave em português, inglês.

4) Notas de rodapé devem ser somente aquelas indispensáveis, explicativas e concisas, ao final da página e sua numeração deve obedecer rigorosamente às indicações no texto.

5) Ilustrações, quando existirem, devem constar no corpo do texto.

6) Citação de autores, conforme NBR 10520 de 2002 (ABNT), devem ser apresentadas no corpo do texto (sistema autor-data). Aplicar recuo de 4 cm para citações acima de três linhas (fonte 10).

7) Referências em ordem alfabética (espaçamento entre linhas simples e espaçamento ‘depois’ em Automático), conforme NBR-6023 de 2002 (ABNT). Exemplos:

7.1) Livro: 

CERISARA, Ana Beatriz. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2002.

7.2) Capítulo de Livro:

ROCHA, Eloisa Acires Candal. Educação Infantil: trajetórias de pesquisa e implicações pedagógicas. In: ROCHA, Eloisa Acires Candal e KRAMER, Sônia. Educação Infantil: enfoque em diálogo. Campinas:Papirus. 2011. pp. 367-384.

7.3) Artigos de Periódicos:

ROSEMBERG, Fúlvia. Organizações multilaterais, estado e políticas de educação infantil: history repeats. Cadernos de Pesquisa. São Paulo. mar. 2002, s/v. n.115, 25-63.

7.4) Tese/dissertação:

BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais em um contexto de educação infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. 2012. 312f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na  Revista  "Zero-a-seis", ISSN 1980-4512, no âmbito do Portal de Periódicos da UFSC.

    No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais  - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo,  assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.