Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
- The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, RTF, or WordPerfect document file format.
- Where available, URLs for the references have been provided.
- The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
- The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines, which is found in About the Journal.
- If submitting to a peer-reviewed section of the journal, the instructions in Ensuring a Blind Review have been followed.
Interview
Na Seção Entrevistas serão publicadas entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas.
Article
Na Seção Artigos, que recebe submissões de Fluxo Contínuo, os critérios adotados para a seleção dos artigos são: ineditismo, originalidade, clareza, relevância para a área. Serão bem-vindos artigos que apresentem uma análise crítica sobre assuntos referentes à área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas.
Nessa Seção serão aceitas também traduções de artigos que abordem assuntos de fundamental importância para a área e que contribuam com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas.
Dossiê
Em situações especiais, docentes pesquisadores (de renomada experiência dentro de uma temática específica na área da infância e educação infantil), são convidados a organizar um dossiê para compor um número do periódico Zero-a-Seis. Os artigos do dossiê sempre estão de acordo com o foco e escopo da revista e se somam aos demais itens publicados na edição regular (artigos, resenhas, entrevistas). Os organizadores do dossiê podem ser docentes da mesma Universidade que edita o periódico, ou de outras instituições de prestígio nacional ou internacional, ou ainda pesquisadores de diferentes instituições podem atuar juntos na tarefa de organização e avaliação dos artigos. Os organizadores serão os primeiros a avaliar os manuscritos submetidos para compor o Dossiê. Ressaltamos que os dossiês de diferentes temas na área da infância e educação infantil visam fomentar valiosas discussões de nível nacional e internacional e reforçar o caráter do diálogo disciplinar que a área tem buscado.Review
A Seção Resenhas publicará textos inéditos com comentários críticos sobre obras relevantes na área da educação infantil. As resenhas devem conter uma síntese o livro e uma apreciação crítica da obra. Também são bem-vindas resenhas sobre adaptações fílmicas e outras relacionadas à infância.
Reports
Na Seção Relatos são aceitos relatos de experiências de estágios supervisionados realizados pelo/as alunos/as de cursos de Graduação ou outras experiências que descrevam esse processo de relações com as crianças e façam reflexões sobre as crianças, sobre seus modos de viver a infância e sua educação.
Daily
Para a Seção Cotidiano são aceitos textos que versam sobre experiências educativas realizadas por professores/as das redes municipais a fim de divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil com as crianças ou também experiências de formação continuada.
Edições Regulares - Temáticas
Em situações especiais, docentes pesquisadores (de renomada experiência dentro de uma temática específica), são convidados a organizar um número temático para a edição regular do periódico Zero-a-Seis.
O organizador da edição temática poderá ser docente da Universidade que edita o periódico, ou de outras instituições de prestígio nacional ou internacional, ou ainda pesquisadores de diferentes instituições podem atuar juntos na tarefa de organização e avaliação dos artigos.
O organizador será o primeiro a avaliar os manuscritos recebidos para a edição especial. O segundo avaliador será designado pela editora-chefe da revista, juntamente com o organizador, que convidam membros da equipe editorial ou pareceristas Ad Hoc, que tenham suas linhas de pesquisa alinhadas com a temática da edição.
O processo de avaliação dos artigos da edição temática será às cegas, como já é feito com os artigos das edições regulares não-temáticas. A diferença entre elas será nos prazos para recebimento dos manuscritos, uma vez que recebemos artigos para edições não-temáticas em fluxo contínuo. Para as temáticas, os autores deverão estar atentos aos prazos para submissão, conforme divulgação em nosso site, por meio de redes sociais e e-mails.
Outras Linguagens
Na Seção Outras Linguagens são publicadas submissões que apresentam análises de livros de literatura infantil, livros/brinquedos, documentários, filmes, obras de arte, mídias e tecnologias eletrônicas, músicas e etc, que tematizem a infância por meio de linguagens diversas.
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