Zero-a-Seis

A revista Zero-a-Seis ISSN 1980-4512, editada eletronicamente, é uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC. Tem como objetivo, a divulgação da produção científica sobre a pequena infância de pesquisadores comprometidos com a luta por direitos e conquistas sociais básicas para a educação na infância e que, por meio de um diálogo disciplinar e teórico, contribuam para a consolidação de uma ciência da educação que tem como foco os processos educativos que envolvem as crianças pequenas considerando sua concretude social e cultural. É uma publicação de acesso livre, classificada como A4 no Qualis CAPES, pela área da Educação.



Notícias

 

Chamada Dossiê: “Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões disputas e confluências”

 

A revista Zero-a-Seis convida docentes, pesquisadoras/es e estudantes brasileiras/os e estrangeiras/os a enviarem artigos, até 15 de julho de 2020, para o Dossiê Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões disputas e confluências”. A Zero-a-Seis é atualmente uma revista avaliada com Qualis A4 na área da Educação.

Proposta do Dossiê – Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências. De acordo com o último Censo Escolar (INEP, 2017), existem aproximadamente 557 mil docentes atuando na Educação Infantil brasileira e, desse universo, somente 3,4% são homens. A atuação de professores homens em creches e pré-escolas é um tema de pesquisa que, nos últimos anos, tem ganhado notoriedade no campo educacional, cuja investigação combina diferentes aportes teórico-metodológicos. Contudo, a onda conservadora que avança sobre a educação de nosso país insiste em distanciar os homens do exercício da docência com crianças pequenas. Na contramão desse e de outros retrocessos, esse dossiê objetiva reunir artigos que analisem, para além das relações de gênero na Educação Infantil, como as interfaces entre masculinidades, educação e cuidado contribuem para a produção de novas subjetividades.

Além de Artigos originais, o dossiê receberá também submissões para as Seções: Entrevistas com especialistas da área, Resenhas de livros e Relatos de Experiência que problematizem questões dos Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências provocados pelo atual cenário político, social e educacional.

Organizadores:

Sandro Vinicius Sales dos Santos

Doutor em Educação pela UFMG - Professor na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – FIH/UFVJM – Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

E-mail: sandrovssantos@gmail.com

Joaquim Ramos

Doutor em Educação pela UFMG – Professor na Educação de Jovens e adultos na rede municipal de Belo Horizonte e no Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Brasil.

E-mail: joaquimramos2@yahoo.com.br

 
Publicado: 2020-04-15
 

Prazo prorrogado até 30 de Abril! Chamada Dossiê: Migrações Internacionais e Infâncias

 

Organizador:

Flávio Santiago:

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP

Membro do grupo de pesquisa GEPEDISC - Linha Culturas Infantis (UNICAMP) e

Organizadora:

Katia Cristina Norões

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP

Membra do grupo de pesquisa Culturas, parcerias e educação do campo (UFES) e Grupo de Pesquisa em Políticas Educação e Sociedade (UNICAMP).

 A revista Zero-a-Seis convida docentes, pesquisadoras/es e estudantes brasileiras/os e estrangeiras/os a enviarem, até 30 de abril de 2020, artigos para o Dossiê Migrações Internacionais e Infâncias”. A Zero-a-Seis é atualmente uma revista avaliada com Qualis A4 na área da Educação.

 
Publicado: 2019-12-11 Mais...
 
Outras notícias...

V. 22, N. 41 (2020): ZERO-A-SEIS (Jan./Jul.2020)

Sumário

Editorial

Editorial
 
1-3

Artigos

Itziar García-Prieto, Rubén Arriazu-Muñoz
4-30
Gilka Elvira Ponzi Girardello, Roberta Consiglio de Souza
31-46
Giovanna Castro Dalledone, Ângela Scalabrin Coutinho
47-72
Fábio Hoffmann Pereira
73-89
Danilo Russo
90-106
Karen Vieira de Ornel Nunes, Fernanda Feijó Poulsen, Viviane Preichardt Duek
107-124
Graziella Souza Santos, Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Wagner Eduardo Estácio de Paula
125-146
Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Léia Gonçalves de Freitas, Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira
147-174
Ariadne de Sousa Evangelista
175-203
Filipa Balinha, Ema Mamede
204-223

Resenha

Zuleica Beatriz Gomes Nocelli, Amanda Valiengo
224-231

Relatos

Damaris Gomes Maranhão, Débora Fernandes Zóia
232-252
Carmen Lúcia Vidal Pérez
253-273
Alexandre Freitas Marchiori
274-309