Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Zero-a-Seis publica em seu conteúdo: artigos inéditos; artigos traduzidos relacionados à área; resenhas de livros e entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas. Informamos que a revista recebe Artigos com submissões em fluxo contínuo para suas edições e Artigos para Dossiê por meio de chamadas em períodos definidos pelos proponentes.

Objetivando manter a ideia que deu origem à Zero-a-Seis, ou seja, ser um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, mantemos as Seções: Cotidiano, Relatos, Outras Linguagens e Curiosidades

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais de artigos, entrevistas e resenhas submetidos à Zero-a-seis são encaminhados à Editora-chefe do periódico e editor assistente, membro da comissão editorial da revista. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista e se uma avaliação externa integral é justificada.

Após essa avaliação preliminar os trabalhos serão enviados à apreciação de dois pareceristas integrantes da Comissão Editorial, Conselho Consultivo ou consultores “ad hoc”, conforme temática do artigo. Caso haja discordância quanto aos pareceres, o manuscrito (artigo/resenha/entrevista) será enviado a um terceiro parecerista. O prazo para conclusão do processo varia entre 3 e 6 meses.

Todos os pareceristas recebem os artigos via portal e a avaliação é feita às cegas. Além do manuscrito para avaliação, os pareceristas recebem um formulário padrão de avaliação e uma declaração sobre "conflito de interesses" que deve ser assinada e enviada à editora-chefe do periódico.

Observação: Há conflito de interesses quando um autor (ou a instituição do autor), revisor, parecerista ou editor tem relações financeiras ou pessoais que influenciem de forma inapropriada (viés) suas ações.

Os originais poderão ser:

- Aceitos na íntegra, sem restrições;

- Aceitos na íntegra, com algumas alterações;

 -Ou Recusados.

- O processo de avaliação é feito rigorosamente às cegas (o arquivo em formato word não deve conter informações pessoais/ acadêmicas), no entanto os autores devem preencher seus dados acadêmicos no formulário que já está incluído nos 5 passos de submissão dos manuscritos. Esses dados acadêmicos serão utilizados somente se o artigo for aceito e publicado.

-Tanto as colaborações recusadas quanto as aceitas serão comunicadas, sob a forma de anonimato dos pares avaliadores e via portal (sistema) aos autores. O Conselho Consultivo da Revista e a Equipe Editorial reservam-se o direito de não comentar os motivos nos casos de recusa.

- A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de um inédito por autor/a ao ano.

No caso de inserção de imagens,  a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores. A revista não se responsabiliza pelas imagens enviadas (conforme condição de submissão que segue abaixo). A condição deverá ser aceita pelo autor no ato da submissão via portal):

Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na  Revista  "Zero-a-seis", ISSN 1980-4512, no âmbito do Portal de Periódicos da UFSC, indexada na base SCIELO.

No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais  - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo,  assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais

O envio de trabalhos deve ser feito, obrigatoriamente, através do portal de periódicos. Para acesso completo ao periódico o autor deve criar um perfil como “autor” e obter automaticamente um login e senha de acesso

Periodicidade

Zero-a-Seis é uma publicação semestral do Núcleo de Estudo e Pesquisas da Educação na Pequena Infância do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - NUPEIN-CED-UFSC.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Estatísticas da Revista Zero-a-Seis

Awstats - julho 2008 - junho 2017

Google Acadêmico - Artigos mais citados

A4 na Área da Educação

Política de Anti-Plágio

Todas as colaborações enviadas a Zero-a-Seis são submetidas a um software anti-plágio.

Sponsors

CED -Centro de Ciências da Educação e PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina

Histórico do periódico

A revista Zero-a-Seis ISSN 1980-4512, editada eletronicamente, é uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC que teve seu primeiro número publicação em 1999. Tem como objetivo, a divulgação da produção científica sobre a pequena infância de pesquisadores comprometidos com a luta por direitos e conquistas sociais básicas para a educação na infância e que, por meio de um diálogo disciplinar e teórico, contribuam para a consolidação de uma ciência da educação que tem como foco os processos educativos que envolvem as crianças pequenas considerando sua concretude social e cultural.

A organização da Zero-a-Seis, surgiu da ideia de se criar um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, para tal, foram criadas, além da Seção Artigos, as Seções: Cotidiano, Relatos, Outras Linguagens e Curiosidades.

Até o ano de 2012 a Revista foi editada pelo Professor Dr. João Josué da Silva Filho com ajuda de trabalhos voluntários de alunos de mestrado e doutorado do PPGE/UFSC mantendo nesse período o Qualis – Capes B4 na área da Educação.

Desde o ano de 2013 a Zero-a-Seis consegue o apoio de bolsista específico para a Revista. Primeiramente José Fernando Ribeiro atuou de 2013 a 2015 e, em 2016 o estudante de graduação Vítor Rufino, em 2017 a estudante Pâmela Schreiner, no ano de 2018 Ilana Cardial e de 2019 a 2020 Matheus Schumacker Alves. No ano de 2021 contamos com a bolsita Larissa Cazé Gregorut. A revista também conta com o fundamental apoio institucional do Portal de Periódicos da UFSC. 

Em 2017, resultado de um trabalho coletivo e apoio institucional por meio de bolsista e apoio da Portal de Periódicos da UFSC, a revista recebeu a avaliação de B2 no Qualis CAPES área da Educação na avaliação referente aos anos 2013/2016. Já na avaliação provisória de 2019 recebeu a avaliação A4 no Qualis Capes na área da Educação.