Sobre a Revista

Foco e escopo

A revista Zero-a-Seis é uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância da Universidade Federal de Santa Catarina.

Seu objetivo principal é a divulgação de trabalhos de pesquisa relacionados à educação infantil e áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas.

A revista aceita prioritariamente artigos originais empíricos e teóricos, e como forma de dar continuidade a ideia que deu origem a Zero-a-Seis, mantem também as seções cotidiano, relatos, resenhas e outras linguagens como espaços destinados a contribuições oriundas de estudantes de graduação e docentes que atuam em creches e pré-escolas, para que possam divulgar suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil.

A Zero-a-Seis é um periódico revisado por pares, registrado sob o ISSN 1980-4512, publicado exclusivamente na modalidade online, e com acesso aberto e gratuito ao texto completo, de modo a permitir a divulgação rápida e ampla do conhecimento produzido. É classificada como A3 no Qualis Periódicos (2017-2020) na área de Educação.

Histórico

A revista Zero-a-Seis foi criada em 1999 por iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN), vinculado a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de divulgar a produção científica sobre a pequena infância produzida por pesquisadoras/es comprometidas/os com a luta por direitos e conquistas sociais básicas para a educação na infância e que, por meio de um diálogo disciplinar e teórico, pudesse contribuir para a consolidação de uma ciência da educação que tem como foco os processos educativos que envolvem as crianças pequenas considerando sua concretude social e cultural.

Além disso, a revista também objetivava criar um espaço para estudantes de graduação e docentes de redes municipais de ensino divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil.

Até o ano de 2012, a revista foi editada pelo Professor Dr. João Josué da Silva Filho, com o apoio de estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC), mantendo nesse período o Qualis – Capes B4 na área da Educação. A partir de 2013, a editoria da revista foi assumida pela Professora Dra. Márcia Buss-Simão, que permanece até os dias atuais.

Ao longo da história da revista, a equipe editorial contou com bolsistas para auxiliar nas atividades do fluxo editorial: José Fernando Ribeiro (2013-2015), Vítor Rufino (2016), Pâmela Schreiner (2017), Ilana Cardial (2018), Matheus Schumacker Alves (2019-2020), Larissa Cazé Gregorut (2021) e Natalia Mannes Koch (2022). A revista também conta, desde 2008, com o fundamental apoio institucional do Portal de Periódicos da UFSC. 

Resultado de um trabalho coletivo entre equipe editorial e Portal de Periódicos, a revista foi classificada como B2 no Qualis – Capes 2013-2016 na área de Educação. Na avaliação subsequente, referente ao período 2017-2020, a revista melhorou sua classificação, elevando seu estrato para A3.

Quanto a periodicidade, até o ano de 2024 a revista foi editada semestralmente. A partir de janeiro de 2025 adotou a modalidade de publicação em fluxo contínuo. No mesmo ano, buscando qualificar ainda mais o periódico, foi realizada a revisão das políticas editoriais e das diretrizes de submissão, bem como a reorganização do site da revista. Também foram implementadas a política de ética e boas práticas e a de mudança de nome de autoria considerando a identidade de gênero.

Estatísticas

Métricas de citação

Representam o impacto do periódico por meio das citações dos artigos que publica. As métricas disponibilizadas são produzidas e calculadas seguindo a metodologia própria de cada base de dados.

Google Acadêmico

Informações editoriais

Ano base: 2024

Taxa de aprovação: 40%
Taxa de rejeição: 60%
Total de artigos submetidos: 130
Total de artigos publicados: 51
Artigos aceitos: 47
Artigos rejeitados: 81
Acessos: 171.540
Downloads: 87.006
Usuários: 4.120