Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Zero-a-Seis classificada na Avaliação Periódicos Quadriênio 2017-2020 com Qualis Capes A3 na área da Educação publica em seu conteúdo: artigos inéditos; artigos traduzidos relacionados à área; resenhas de livros e entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas. Informamos que a revista recebe Artigos com submissões em fluxo contínuo para suas edições e Artigos para Dossiê por meio de chamadas em períodos definidos pelos proponentes.
Objetivando manter a ideia que deu origem à Zero-a-Seis, ou seja, ser um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, mantemos as Seções: Cotidiano, Relatos, Resenhas e Outras Linguagens.
Estatísticas da Revista Zero-a-Seis
Awstats - julho 2008 - junho 2017
Histórico do periódico
A revistaZero-a-Seis (ISSN 1980-4512), editada eletronicamente, é uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC que teve seu primeiro número publicação em 1999. Tem como objetivo, a divulgação da produção científica sobre a pequena infância de pesquisadores comprometidos com a luta por direitos e conquistas sociais básicas para a educação na infância e que, por meio de um diálogo disciplinar e teórico, contribuam para a consolidação de uma ciência da educação que tem como foco os processos educativos que envolvem as crianças pequenas considerando sua concretude social e cultural.
A organização da Zero-a-Seis, surgiu da ideia de se criar um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, para tal, foram criadas, além da Seção Artigos, as Seções: Cotidiano, Relatos, Resenhas e Outras Linguagens.
Até o ano de 2012 a Revista foi editada pelo Professor Dr. João Josué da Silva Filho com ajuda de trabalhos voluntários de alunos de mestrado e doutorado do PPGE/UFSC mantendo nesse período o Qualis – Capes B4 na área da Educação.
Desde o ano de 2013 a Zero-a-Seis consegue o apoio de bolsista específico para a Revista. Primeiramente José Fernando Ribeiro atuou de 2013 a 2015 e, em 2016 o estudante de graduação Vítor Rufino, em 2017 a estudante Pâmela Schreiner, no ano de 2018 Ilana Cardial e de 2019 a 2020 Matheus Schumacker Alves. No ano de 2021 contamos com a bolsita Larissa Cazé Gregorut e no ano de 2022 com a bolsista Natalia Mannes Koch. A revista também conta com o fundamental apoio institucional do Portal de Periódicos da UFSC.
Em 2017, resultado de um trabalho coletivo e apoio institucional por meio de bolsista e apoio da Portal de Periódicos da UFSC, a revista recebeu a avaliação de B2 no Qualis CAPES área da Educação na avaliação referente aos anos 2013/2016. Na Avaliação Periódicos Quadriêninal 2017-2020 foi classificada com o Qualis Capes A3 na área da Educação.
Quanto a periodicidade, até o ano de 2024 a revista foi editada semestralmente. A partir de janeiro de 2025 adotou a modalidade de publicação em fluxo contínuo.