Alunos (as) egressos do curso de Pedagogia, Habilitação Educação Infantil: onde e em que trabalham?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo pontua qual a inserção das alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFSC no mercado de trabalho e contribuir para o debate sobre a formação e a identidade do(a) Pedagogo(a). Esse interesse se justifica porque o referido curso sofreu uma reformulação curricular em 1995, quando a base comum passou a ser a docência das séries iniciais do ensino fundamental (1a a 4a série). No último ano é que as estudantes podem escolher entre as habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Educação Especial e Educação Infantil (0 a 6 anos). Como instrumento para coleta dos dados foi elaborado um questionário e enviado as egressas do curso visando maiores informações sobre onde e em que estão trabalhando. O retorno de alguns questionários revelam que a maior parte das profissionais possuem experiência na Educação Infantil, porém nem todas trabalham atualmente nesta área. A atividade destas ex-alunas em outros níveis de ensino, principalmente nas séries iniciais, nos demonstram que ainda nem todas atuam na área em que se formaram.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.