Alunos (as) egressos do curso de Pedagogia, Habilitação Educação Infantil: onde e em que trabalham?

Caroline Silva,

Resumo


Este artigo pontua qual a inserção das alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFSC no mercado de trabalho e contribuir para o debate sobre a formação e a identidade do(a) Pedagogo(a). Esse interesse se justifica porque o referido curso sofreu uma reformulação curricular em 1995, quando a base comum passou a ser a docência das séries iniciais do ensino fundamental (1a a 4a série). No último ano é que as estudantes podem escolher entre as habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Educação Especial e Educação Infantil (0 a 6 anos). Como instrumento para coleta dos dados foi elaborado um questionário e enviado as egressas do curso visando maiores informações sobre onde e em que estão trabalhando. O retorno de alguns questionários revelam que a maior parte das profissionais possuem experiência na Educação Infantil, porém nem todas trabalham atualmente nesta área. A atividade destas ex-alunas em outros níveis de ensino, principalmente nas séries iniciais, nos demonstram que ainda nem todas atuam na área em que se formaram.

Palavras-chave


Educação Infantil; Prática Pedagógica; Formação de Professores

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.