Alunos (as) egressos do curso de Pedagogia, Habilitação Educação Infantil: onde e em que trabalham?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo pontua qual a inserção das alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFSC no mercado de trabalho e contribuir para o debate sobre a formação e a identidade do(a) Pedagogo(a). Esse interesse se justifica porque o referido curso sofreu uma reformulação curricular em 1995, quando a base comum passou a ser a docência das séries iniciais do ensino fundamental (1a a 4a série). No último ano é que as estudantes podem escolher entre as habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Educação Especial e Educação Infantil (0 a 6 anos). Como instrumento para coleta dos dados foi elaborado um questionário e enviado as egressas do curso visando maiores informações sobre onde e em que estão trabalhando. O retorno de alguns questionários revelam que a maior parte das profissionais possuem experiência na Educação Infantil, porém nem todas trabalham atualmente nesta área. A atividade destas ex-alunas em outros níveis de ensino, principalmente nas séries iniciais, nos demonstram que ainda nem todas atuam na área em que se formaram.Downloads
Publicado
2003-01-01
Edição
Seção
Artigos Demanda Contínua
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.