Contribuições da sociologia da infância: focando o olhar

Autores

  • Patrícia Demartini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Educação Infantil, Infância, Sociologia da Infância

Resumo

Este texto pretende trazer algumas reflexões sobre a discussão da sociologia da infância e levanta algumas considerações sobre as tendências metodológicas nas pesquisas que buscam as crianças como atores sociais. É resultado das interlocuções realizadas no Seminário Especial oferecido aos alunos do programa de pós-graduação em educação da UFSC, o qual contou com a participação do professor Dr. Manuel Sarmento (Universidade do Minho- Portugal), da professora Drª. Jucirema Quinteiro (Ced- UFSC), da Professora Drª. Nadir Zago (UFSC) e Professor Dr. Maurício da Silva (UFSC) sob coordenação do Prof. Dr. João Josué da Silva Filho. Inicialmente este texto busca no levantamento das contribuições dos estudos em língua inglesa e em língua francesa um subsídio para a discussão sobre o surgimento da sociologia da infância, recuperando a discussão atual sobre a infância e a necessidade da construção desta área de estudo.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua