Contribuições da sociologia da infância: focando o olhar
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este texto pretende trazer algumas reflexões sobre a discussão da sociologia da infância e levanta algumas considerações sobre as tendências metodológicas nas pesquisas que buscam as crianças como atores sociais. É resultado das interlocuções realizadas no Seminário Especial oferecido aos alunos do programa de pós-graduação em educação da UFSC, o qual contou com a participação do professor Dr. Manuel Sarmento (Universidade do Minho- Portugal), da professora Drª. Jucirema Quinteiro (Ced- UFSC), da Professora Drª. Nadir Zago (UFSC) e Professor Dr. Maurício da Silva (UFSC) sob coordenação do Prof. Dr. João Josué da Silva Filho. Inicialmente este texto busca no levantamento das contribuições dos estudos em língua inglesa e em língua francesa um subsídio para a discussão sobre o surgimento da sociologia da infância, recuperando a discussão atual sobre a infância e a necessidade da construção desta área de estudo.Downloads
Publicado
2002-01-01
Edição
Seção
Artigos Demanda Contínua
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.