Resenha - A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E SEUS EFEITOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo em municípios catarinenses.
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2010n21p113Resumo
A implementação do Ensino Fundamental de nove anos como política governamental promove, como principal mudança imediata, a inserção na escola de crianças de seis, e mesmo de cinco anos. Entre profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, familiares e também outros segmentos sociais, dúvidas, receios, contradições: (mais) uma mudança chegando de modo verticalizado, sem o necessário processo de transição para a construção de condições, e, nesse caso, sem que se compreenda as efetivas razões, uma vez que não há concordância quanto a justificativas educacionais para algo tão delicado como a inserção das crianças pequenas na escola. Justificativas relativas ao financiamento educacional parecem estar na origem de tal política.Downloads
Publicado
2010-07-15
Edição
Seção
Resenha
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.