Muito riso, pouco siso? O momento da galhofa e os usos sociais da (in)visibilidade dos corpos por crianças em idade escolar num ATL
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n18p1Resumo
O argumento de que as crianças, individuais e colectivamente, são actores sociais competentes nos usos sociais que fazem dos seus corpos para se expressarem e afirmarem estrategicamente face ao poder e saber adultos e entre si, fundamenta-se nas Sociologias da Infância, do Corpo e do Lazer e apoia-se na observação participante de um grupo de crianças frequentadoras de um ATL urbano. A análise de momentos de “galhofa” - marcados por expressões corporais verbais e não- verbais, exaltantes e exacerbadas, que irrompiam no(s) grupo(s) de crianças e criavam situações inusitadas, cómicas e bizarras -, ao intersectarem tanto as interacções entre adulto-crianças como entre estas no quotidiano do ATL, permite revelar i) facetas das culturas de pares infantis carregadas de sentidos significativos e veiculadas por uma expressividade de fácil compreensão, porque partilhada entre os membros do grupo; ii) outros modos de interpretação do colectivo infantil que é crítico do funcionamento do ATL; iii) as respectivas dificuldades adultas para interpretarem a “galhofa” do ponto de vista das crianças; iv) a participação de crianças em instituições socioeducativas em que a extrema visibilidade e ludicidade exacerbada constituem modos privilegiados de reivindicarem um tempo livre que possa ser seu.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.