As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2009n19p26Resumo
Neste artigo busco compreender como se constitui e institui no contexto da Educação Infantil a concepção de que as imagens adquirem funções pedagógicas. Examino como vai se constituindo, em contextos mais amplos, a concepção de uma educação visual e como esta concepção se refaz no contexto específico do ensino das crianças pequenas. Parto do pressuposto de que as pedagogias da visualidade - os modos pelos quais crianças e adultos constroem seus processos de ver o mundo - são elaboradas de vários modos e em diferentes instâncias. Assim, não existem limites tão demarcados entre os modos que as instituições escolares e as pedagogias culturais lidam com o universo imagético, embora reconheça que o universo escolar tenha suas maneiras específicas de lidar com as várias modalidades e tradições culturais das imagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.