As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2009n19p26Resumo
Neste artigo busco compreender como se constitui e institui no contexto da Educação Infantil a concepção de que as imagens adquirem funções pedagógicas. Examino como vai se constituindo, em contextos mais amplos, a concepção de uma educação visual e como esta concepção se refaz no contexto específico do ensino das crianças pequenas. Parto do pressuposto de que as pedagogias da visualidade - os modos pelos quais crianças e adultos constroem seus processos de ver o mundo - são elaboradas de vários modos e em diferentes instâncias. Assim, não existem limites tão demarcados entre os modos que as instituições escolares e as pedagogias culturais lidam com o universo imagético, embora reconheça que o universo escolar tenha suas maneiras específicas de lidar com as várias modalidades e tradições culturais das imagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.