As produções simbólicas das crianças e a formação das professoras: indicativos a partir de uma investigação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2010n21p1Resumo
Este artigo apresenta parte de um processo de pesquisa, cujo propósito é buscar indicadores para a formação de professores e para a prática pedagógica nos contextos de educação de educação infantil. A análise dos modos de produção simbólica das crianças a partir da observação, registro e análise de seus modos de ser e viver é objeto deste estudo, que toma como base a interface da produção teórica e metodológica dos campos de conhecimento da Educação e da Sociologia da Infância. Articuladamente à análise dos modos de produção simbólica das crianças, buscou-se construir e promover uma formação em serviço das profissionais das instituições envolvidas na pesquisa, considerando a ampliação do conhecimento em torno dos mundos sociais, educacionais e culturais da infância e das crianças em creches e pré-escolas. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições de educação infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, sendo que os dados ora apresentados dizem respeito apenas a uma das instituições. Na referida instituição procurou-se mapear e analisar, especificamente, os repertórios de brincadeiras das crianças, tema central deste artigo. Participaram da pesquisa professoras que atuavam junto aos grupos de crianças envolvidos na investigação, além das diretoras e coordenadoras pedagógicas das duas instituições, bem como professores de diferentes universidades. A pesquisa realizada traz como indicativos a necessidade de que se rompa com o modelo de educação tradicional, e que, a partir da aproximação das professoras aos jeitos de ser das crianças, às produções simbólicas nas brincadeiras, nas diferentes linguagens e no encontro com os pares sejam construídas práticas pedagógicas que ampliem os repertórios culturais infantis. Para tanto, é preciso que as instituições de educação infantil constituam-se em espaços de formação, no sentido de se estabelecer cruzamentos férteis entre as análises das produções simbólicas infantis e elaboração de propostas pedagógicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.