Pesquisa com crianças na Educação Física: questões teóricas e desafios metodológicos

Eliane Gomes da Silva, Márcia Buss Simão

Resumo


O presente ensaio busca ampliar subsídios que permitam uma compreensão do ponto de vista das crianças na dimensão da pesquisa em Educação Física Infantil. Trata-se de uma reflexão teórica, na qual a revisão da literatura permitiu delimitar os parâmetros da abordagem do tema e propor sua problematização. A conclusão aponta para necessidade de se adotar, nas pesquisas com crianças, uma abordagem multidisciplinar como aporte metodológico que possibilite, de fato, perceber e incluí-las como partícipes da e na produção de conhecimentos, especialmente aqueles que as afetam diretamente e que podem perspectivar novas formas de intervenção educativa.

 

 


Palavras-chave


Pesquisa; Infância; Educação Física; Educação Infantil

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2010n21p12

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.