As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2010n21p31Resumo
Este trabalho buscou analisar as formas de participação das crianças nos Trabalhos de Conclusão de Curso da Pedagogia da FURB realizados no período de 2006 a 2008. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de tipo documental, pois os dados foram analisados a partir dos relatórios escritos pelas acadêmicas. Dos 114 trabalhos realizados neste período, 52 voltaram-se a pesquisar a Educação Infantil, e 20 destes trabalhos traziam de algum modo a participação das crianças. Na análise organizamos os dados em quatro categorias: as crianças como objeto; as crianças como sujeitos; as crianças como atores sociais; e as crianças como participantes. Na maioria dos trabalhos analisados foi identificada a participação das crianças como objetos e como sujeitos das pesquisas. Em apenas um trabalho percebemos maiores indicativos da participação das crianças como atores sociais. Alguns estudos que descreveram o cotidiano das crianças e suas relações demonstraram preocupação com o fato de não conseguir contemplar e analisar muitos dos movimentos das crianças, considerando sua participação importante. Porém, as crianças como participantes pesquisadoras não foram identificadas, mesmo que alguns estudos estivessem amparados em referenciais que defendem a sua participação. Frente à Nova Sociologia da Infância não podemos considerar que estamos estudando a infância enquanto a criança for submetida nas pesquisas à condição de aluna ou filha ou qualquer outra condição que não seja por ela mesma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.