Práticas educativas entre crianças e adultos: encontros e desencontros
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2010n22p27Resumo
O presente texto examina as práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública com o intuito de analisar as relações estabelecidas entre os adultos e as crianças no interior da instituição e também as relações que as crianças estabeleciam entre si (relações entre pares) no sentido de perceber as múltiplas estratégias criadas pelas crianças no complexo processo de acomodação, resistência e reinvenção que desenvolvem como forma de atender aos desejos e interesses que possuem. Para dar visibilidade a tais manifestações utilizamos diferentes recursos metodológicos: registros escrito, fonográfico e fotográfico; dramatizações, narração de histórias, produção de desenhos e observação. Os jeitos de agir das crianças indicam-nos um aprendizado social de como lidar com as estruturas impostas e reforça a idéia de redes de aprendizagem construídas no sentido horizontal- entre pares- e vertical- entre Adultos e crianças. A importância de buscar conhecer o que as crianças sentem, pensam e desejam advém de uma perspectiva teórica que considera as crianças como sujeitos sociais competentes para dizer de si mesmos. Perspectiva que considera a ação humana e a alteridade como fatores fundamentais para a construção de relações autônomas que respeitem as diferenças sem deixar de combater as desigualdades sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.