Práticas educativas entre crianças e adultos: encontros e desencontros

Autores

  • Elaine de Paula
  • João Josué da Silva Filho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2010n22p27

Palavras-chave:

Educação Infantil, Relação adultos e crianças, Regulação, Participação

Resumo

O presente texto examina as práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública com o intuito de analisar as relações estabelecidas entre os adultos e as crianças no interior da instituição e também as relações que as crianças estabeleciam entre si (relações entre pares) no sentido de perceber as múltiplas estratégias criadas pelas crianças no complexo processo de acomodação, resistência e reinvenção que desenvolvem como forma de atender aos desejos e interesses que possuem. Para dar visibilidade a tais manifestações utilizamos diferentes recursos metodológicos: registros escrito, fonográfico e fotográfico; dramatizações, narração de histórias, produção de desenhos e observação. Os jeitos de agir das crianças indicam-nos um aprendizado social de como lidar com as estruturas impostas e reforça a idéia de redes de aprendizagem construídas no sentido horizontal- entre pares- e vertical- entre Adultos e crianças. A importância de buscar conhecer o que as crianças sentem, pensam e desejam advém de uma perspectiva teórica que considera as crianças como sujeitos sociais competentes para dizer de si mesmos. Perspectiva que considera a ação humana e a alteridade como fatores fundamentais para a construção de relações autônomas que respeitem as diferenças sem deixar de combater as desigualdades sociais.

 

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Publicado

2010-10-28

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua