MUDANÇAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2011n23p52Resumo
Na 8ª fase do Curso do curso de Pedagogia da UFSC o estágio se apresentou com a seguinte organização: por três dias consecutivos da semana (segunda-feira, terça-feira e quarta-feira), estávamos atuando diretamente com as crianças no NDI. Nas quintas-feiras eram realizadas reuniões de orientação com a professora supervisora de estágio, nas quais discutíamos os registros da semana, refletíamos, avaliávamos o desenvolvimento das nossas propostas pedagógicas com base nas relações das crianças com elas. Discutíamos sobre os limites, as dificuldades pedagógicas, afetivas, de organização espacial entre outros aspectos que afloraram ao longo da atuação. Na mesma direção, buscávamos encontrar, olhar para as possibilidades de continuação do trabalho, reconfigurações espaciais e temporais que o contexto oferecia, novas bibliografias e sobre os interesses, expectativas, sugestões das próprias crianças. Após considerar o conjunto destes aspectos, partíamos para a organização do planejamento da semana seguinte de atuação. Também tínhamos quinzenalmente uma reunião com a coordenadora pedagógica, nossa orientadora de estágio e a professora de cada grupo. Nestes encontros, avaliamos nosso percurso, apresentávamos e discutíamos nossos planejamentos no coletivo. Este processo de estágio promoveu de modo mais intenso e sistemático a reflexão individual, por duplas de estagiárias e no coletivo destas, sobre as possibilidades de intervenções pedagógicas junto às crianças a partir das análises dos registros das nossas próprias intervenções, proposições e relações com as crianças. Partindo da premissa de que o fazer pedagógico requer momentos de planejamento, execução e avaliação do trabalho realizado com as crianças. Um processo que tem em vista a construção de práticas pedagógicas que consideram o intercâmbio e interpenetração de saberes, confronto, compreensão e ampliação dos modos das crianças aprenderem e produzirem cultura, de desenvolverem-se de forma integral. O estágio como um todo, nos possibilitou uma análise entre as propostas e as práticas, ampliou as nossas perspectivas sobre o trabalho pedagógico na educação das crianças pequenas, as idéias e imaginário em relação à atuação junto aos grupos de crianças. Permitiu também, a interação com as crianças, um maior entendimento sobre as crianças em contextos socioeducativos e como seres humanos complexos e completos que se expressam e apreendem o mundo por meio de diferentes linguagens que só poderíamos sentir dentro da instituição e no convívio diário. Neste relato apresentamos as reflexões da dupla formada pelas acadêmicas : Samara Soares Machado e Elaisa Maria da Silva que desenvolveram a temática “MUDANÇAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.