ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2012n26p100Resumo
Experiência interdisciplinar desenvolvida com 75 alunos de três turmas de primeiro ano do ensino fundamental (idade entre 6 e 7 anos) na EMEF “ Feu Rosa”, situado no Bairro Feu Rosa, na periferia do município de Serra – ES. O trabalho teve como objetivo desenvolver, a partir da obra literária “Três pontinhos” de autoria de Mário Vale, representações pictográficas dos elementos visuais, a saber, linha, superfície, volume e cor. O trabalho foi implementado em uma oficina com duração de 30 horas/aula, utilizando-se como estratégias a dramatização e a representação pictórica individual. A análise de conteúdo norteou o processo de categorização do material produzido pelos alunos. No primeiro momento as crianças assistiram à dramatização na qual três pontinhos de cores verde, azul e vermelho foram plantados e regados todas as manhãs, originando linhas com as respectivas cores que, mais tarde, foram cortadas por um adulto que percebeu poder fazer com as mesmas muitas coisas, algumas delas boas e outras más – tais como revólveres, bombas e machados -, o que deixou as linhas muito tristes e com vontade de fugir, o que aconteceu. A partir desta situação – a fuga das linhas -, as crianças foram convidadas a se apropriarem das mesmas para criarem suas representações sobre coisas que imaginassem, procedendo, a seguir, a pintura das mesmas com pincel, tinta guache ou cola colorida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.