ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2012n26p100Resumo
Experiência interdisciplinar desenvolvida com 75 alunos de três turmas de primeiro ano do ensino fundamental (idade entre 6 e 7 anos) na EMEF “ Feu Rosa”, situado no Bairro Feu Rosa, na periferia do município de Serra – ES. O trabalho teve como objetivo desenvolver, a partir da obra literária “Três pontinhos” de autoria de Mário Vale, representações pictográficas dos elementos visuais, a saber, linha, superfície, volume e cor. O trabalho foi implementado em uma oficina com duração de 30 horas/aula, utilizando-se como estratégias a dramatização e a representação pictórica individual. A análise de conteúdo norteou o processo de categorização do material produzido pelos alunos. No primeiro momento as crianças assistiram à dramatização na qual três pontinhos de cores verde, azul e vermelho foram plantados e regados todas as manhãs, originando linhas com as respectivas cores que, mais tarde, foram cortadas por um adulto que percebeu poder fazer com as mesmas muitas coisas, algumas delas boas e outras más – tais como revólveres, bombas e machados -, o que deixou as linhas muito tristes e com vontade de fugir, o que aconteceu. A partir desta situação – a fuga das linhas -, as crianças foram convidadas a se apropriarem das mesmas para criarem suas representações sobre coisas que imaginassem, procedendo, a seguir, a pintura das mesmas com pincel, tinta guache ou cola colorida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.