ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA

Autores

  • Alberto Carlos de Souza Universidad Nacional Rosario-Argentina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2012n26p100

Palavras-chave:

Elementos Visuais, Identidade Cultural, Crianças

Resumo

Experiência interdisciplinar desenvolvida com 75 alunos de três turmas de primeiro  ano do ensino fundamental (idade entre 6 e 7 anos) na EMEF “ Feu Rosa”, situado no Bairro Feu Rosa, na periferia do município de Serra – ES. O trabalho teve como objetivo desenvolver, a partir da obra literária “Três pontinhos” de autoria de Mário Vale, representações pictográficas dos elementos visuais, a saber, linha, superfície, volume e cor. O trabalho foi implementado em uma oficina com duração de 30 horas/aula, utilizando-se como estratégias a dramatização e a representação pictórica individual. A análise de conteúdo norteou o processo de categorização do material produzido pelos alunos. No primeiro momento as crianças assistiram à dramatização na qual três pontinhos de cores verde, azul e vermelho foram plantados e regados todas as manhãs, originando linhas com as respectivas cores que, mais tarde, foram cortadas por um adulto que percebeu poder fazer com as mesmas muitas coisas, algumas delas boas e outras más – tais como revólveres, bombas e machados -, o que deixou as linhas muito tristes e com vontade de fugir, o que aconteceu. A partir desta situação – a fuga das linhas -, as crianças foram convidadas a se apropriarem das mesmas para criarem suas representações sobre coisas que imaginassem, procedendo, a seguir, a pintura das mesmas com pincel, tinta guache ou cola colorida.

 

 

Biografia do Autor

Alberto Carlos de Souza, Universidad Nacional Rosario-Argentina

Doutorando em Humanidades pela Universidad Nacional Rosario-Argentina. Mestre em História pela Universidade Salgado de Oliveira- Niterói/RJ.Professor da Secretaria Municipal de Educação de Vitória Serra-ES.

 

Downloads

Publicado

2012-06-22