“ISSO É O MEU JIPE-CAMINHONETE-CARRO”: A expressão das singularidades das crianças pequenas em suas produções de brinquedos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2012n26p63Resumo
A temática deste trabalho são as singularidades das crianças pequenas expressas em momentos de produção de brinquedos. Essa preocupação se dá devido à forte tendência em homogeneizar os sujeitos e suas ações, principalmente no âmbito educacional. Diante disso, estabelecemos como objetivo a compreensão acerca da manifestação da singularidade das crianças pequenas nas suas produções de brinquedos. Para tanto, procuramos identificar os aspectos particulares de cada criança e suas significações neste processo. Definimos como metodologia a observação participante de um grupo de dezenove crianças de quatro anos de idade. Esta ocorreu em oito encontros, sendo quatro de observação e quatro de proposições, com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos. Com a utilização de um diário de campo, as vivências das crianças foram registradas e analisadas posteriormente de acordo com sua pertinência à pesquisa. Obtivemos resultados significativos de diversos elementos singulares manifestados nas produções de brinquedos, onde elas lhes atribuem características próprias, configurando sua singularidade. Sendo assim, o processo de singularização é permeado por aspectos sociais, estando atrelado aos suportes materiais disponibilizados pelos profissionais da educação.
Desfazer edições
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.