Desafios à constituição do profissional de educação infantil - Challenges the constitution of the professional education of children

Autores

  • Daniele Ramos de Oliveira UNESP
  • Célia Maria Guimarães UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p1

Resumo

Considerando o atual momento da Educação Infantil, reconhecida como primeira etapa da Educação Básica, o presente artigo tem como enfoque o perfil de formação das educadoras municipais de Presidente Prudente (SP). A pesquisa se caracteriza como estudo de caso e teve como objetivo conhecer as condições de formação das educadoras com base em dados de questionários aplicados a essas profissionais no ano de 2010, pelos integrantes do Grupo de Pesquisa “Profissão docente: formação, identidade e representações sociais”. Com base na análise desses dados, foram tecidas reflexões sobre a formação inicial e continuada a que foram submetidas as educadoras investigadas, assim como as efetivas necessidades a que as políticas municipais precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a Educação Infantil. Os dados demonstraram que o município investigado ainda precisa enfrentar o desafio de legitimar a creche enquanto espaço educativo, com professores de Educação Infantil legalmente habilitados

 

 

Biografia do Autor

Daniele Ramos de Oliveira, UNESP

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP

Célia Maria Guimarães, UNESP

  1. Doutor em Educação pela UNESP (2000) - Atualmente é Professor Doutor Assistente Efetivo da UNESP, câmpus de Presidente Prudente.

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Publicado

2013-06-24

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua