A heterogeneidade da infância no espaço coletivo da creche
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p153Resumo
A temática deste trabalho é resultado da prática de estágio em educação infantil e das reflexões tecidas a partir desta experiência, discutindo uma questão relevante e por vezes esquecida nas instituições de educação infantil, a heterogeneidade, característica presente na infância. O estágio se dividiu em dois semestres, incluindo a observação e a prática docente, no qual experenciamos o cotidiano da creche e vivenciamos o ser professora. Neste processo utilizamos duas formas de registrar, o registro fotográfico e o escrito, tanto das experiências das crianças, quanto das propostas realizadas com elas. O quadro teórico se situa nos estudos da área da educação e da sociologia da infância, que serviram de apoio para as reflexões feitas a partir da prática. A relação construída com as crianças permitiu que tivéssemos resultados significativos, assim pensando em propostas que respeitassem as singularidades de cada criança no espaço que é coletivo. Os temas que serão abordados neste artigo estão relacionados ao processo de documentação pedagógica que permitiu pensar e repensar propostas que fossem do interesse das crianças; as múltiplas linguagens das crianças, considerando o planejamento do espaço/tempo para contemplar esta dimensão; a heterogeneidade e a singularidade; o momento da roda e a forma circular como possibilidade para o trabalho pedagógico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.