Milton Nascimento: o circo como um lugar de memória cultural - Milton Nascimento: Circus as a place of cultural memory
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p211Resumo
Trata-se de uma oficina de cultura de resistência realizada com 30 crianças de 10 anos de idade, estudantes de uma escola pública municipal de Vitória – ES, que teve como propósito celebrar o dia internacional do circo, 27 de março. Toda a produção estética desta oficina gira em torno da música “Circo Marimbondo”, de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant (1978) e consiste na elaboração de pictogramas de artistas circenses (desenho com massa de modelar), a partir da pregunta norteadora: quem são esses marimbondos de quem tanto fala a música? Os marimbondos foram representados pelas crianças, principalmente como figura de artistas fantásticos como: palhaços, bailarinas, homens bala, trapezistas, a mulher barbada e a mulher gorila. A oficina finalizou com a apresentação de toda a produção estética para a familia daquelas crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.