A gestão da Pedagogia do Bem Estar: apontamentos da política de creche de Parma-Itália
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p66Resumo
Como resultado de seminários de estudos e observações “in loco”, realizadas por um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo em creches italianas, o presente texto tem por objetivo destacar alguns pontos da proposta da cidade de Parma-Itália que consideramos importantes para pensarmos o atendimento à criança pequena. As observações e estudos por nós realizados, em certa medida, nos levaram a considerar, respeitadas as especificidades locais, algumas das repercussões da política educacional adotada envolvendo algumas ações verticalizadas e as parcerias público-privado presentes na proposta. Por outro lado, a observação, a escuta, o cuidado com as emoções, a organização do espaço, os materiais utilizados, as atividades proporcionadas para as crianças, o quadro de funcionários, a relação administrativo-pedagógica e o trabalho da educadora nos revelou algumas das preocupações do poder público com o que se entende por Pedagogia do Bem Estar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.