Educação e desenvolvimento integral da criança na primeira infância: o campo das responsabilidades

Alessandra de Carvalho Faria, Cíceran Martins Palmeira, Maristela Angotti

Resumo


O novo contexto educacional requer a perspectiva de um atendimento mais lúdico e de práticas pedagógicas mais flexíveis, que atenda e promova o desenvolvimento infantil, que compreenda a criança em sua singularidade e que permita a ela apresentar seu olhar e leitura de mundo, que estimule e permita o ato criativo, que respeite sentimentos e emoções, que valorize as diferentes formas de expressão infantil. A criança precisa e tem por direito a promoção de seu desenvolvimento integral, potencial. Para tanto, sendo necessário o compromisso profissional no investimento de um atendimento educacional de qualidade.

 

 


Palavras-chave


Creche; Pré-escola; Prática pedagógica; Formação de educadores; Nursery, Pre-School, Teaching practice, Formation of educators;

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DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p85

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.