Educação e desenvolvimento integral da criança na primeira infância: o campo das responsabilidades

Autores

  • Alessandra de Carvalho Faria Unesp/ Araraquara
  • Cíceran Martins Palmeira Unesp/ Araraquara
  • Maristela Angotti Unesp / Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p85

Resumo

O novo contexto educacional requer a perspectiva de um atendimento mais lúdico e de práticas pedagógicas mais flexíveis, que atenda e promova o desenvolvimento infantil, que compreenda a criança em sua singularidade e que permita a ela apresentar seu olhar e leitura de mundo, que estimule e permita o ato criativo, que respeite sentimentos e emoções, que valorize as diferentes formas de expressão infantil. A criança precisa e tem por direito a promoção de seu desenvolvimento integral, potencial. Para tanto, sendo necessário o compromisso profissional no investimento de um atendimento educacional de qualidade.

 

 

Biografia do Autor

Alessandra de Carvalho Faria, Unesp/ Araraquara

Mestranda em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara e membro do GPEI grupo de pesquisa em Educação Infantil: aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados

Cíceran Martins Palmeira, Unesp/ Araraquara

Mestranda em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara e membro do GPEI grupo de pesquisa em Educação Infantil: aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados

Maristela Angotti, Unesp / Araraquara

Profa Dra pela Unesp/Araraquara e líder do GPEI grupo de pesquisa em Educação Infantil: aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados

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Publicado

2013-06-27

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua