A infância pelas lentes do cinema

Autores

  • Patrícia de Moraes Lima Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
  • Roseli Nazário Universidade Regional de Blumenau (CCE-FURB).
  • Rosineti Valdeci Schmitt Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis - SME - NUPEIN -Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (CED-NUPEIN)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p91

Resumo

No ano de 2013, na sua 23ª edição, o Ciclo de debates propõe discutir a infância pelas lentes do cinema, em parceria com Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (NUVIC), núcleo este vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED-UFSC), com 10 anos de existência e que reúne pesquisadores/as que têm como foco em suas pesquisas desconstruir as formas pelas quais as violências são pensadas na Educação. Nos estudos e pesquisas sobre as infâncias esse núcleo vem tecendo sua aproximação com alguns movimentos sociais e com a Rede de Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes,  procurando problematizar a esfera pelo qual os direitos humanos vem fornecendo subsídios às políticas públicas destinadas a infância.

Ainda para a efetivação da proposta deste XXIII Ciclo de Debates, contamos também, com o apoio da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina – SeCult UFSC, que além de apoiar na divulgação do evento contribuiu com importantes comentários nos critérios de escolha dos filmes que serão exibidos.

Biografia do Autor

Patrícia de Moraes Lima, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Professora da área da Educação Infantil no Curso de eDUCAÇÃO da Universidade Federal de Santa Catarina (CED-UFSC) Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED-UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (NUVIC–CED-UFSC).

Roseli Nazário, Universidade Regional de Blumenau (CCE-FURB).

Professora da área da Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau (CCE-FURB). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (CED-NUPEIN)

Rosineti Valdeci Schmitt, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis - SME - NUPEIN -Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (CED-NUPEIN)

Professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SME-Fpolis). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (CED-NUPEIN)

Downloads

Publicado

2013-07-03

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua