Saberes necessários ao profissional da educação infantil: a docência em educação física
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p96Resumo
O presente trabalho corresponde a um ensaio apresentado em 2007 no I Seminário de Práticas dos Dinamizadores de Educação Física e Artes da SEME. O texto apresenta uma estrutura objetiva, pontual. A intenção dos autores era realmente pontuar saberes advindos da prática docente no cotidiano da Educação Infantil, observados empiricamente. O conceito de saber docente desenvolvido por Tardif (2003) e outros autores ainda não faziam parte da formação dos autores. A epígrafe corresponde a uma carta circulada no CMEI “SP”, tendo em vista as condições sociais da região atendida. Trata-se de um bairro antigo, na parte alta da Grande Santo Antônio, com problemas sociais crônicos (tráfico de drogas, homicídio, prostituição, alcoolismo, pobreza e outros). Aborda-se a prática docente em Educação física na Educação Infantil e as condições de constituição docente. Os autores não possuíam nenhuma experiência com a primeira etapa da educação básica, restando-lhes as experiências advindas da vida familiar com as filhas. Houve dificuldade de encontrar aporte teórico para o fazer docente, tendo em vista a experiência de Vitória ter iniciado em abril de 2006 e não encontrar divulgação de trabalhos concretizados na área específica. Objetivo do ensaio era compartilhar as práticas com os demais dinamizadores e começar a sistematizar alguns conceitos sobre a Educação Física na Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.