O que se aprende com as princesas da DISNEY?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n29p131Resumo
Neste artigo, problematiza-se os modos como as imagens femininas são produzidas pelas grandes corporações de brinquedos, focalizando as bonecas princesas da Disney. Discute-se o modo como essas imagens estereotipadas produzem efeitos nas subjetividades infantis. A criação dessas personagens está ligada a uma representação do ideal de feminilidade da cultura contemporânea: brancas, ocidentais, heterossexuais, ostentando os ideais da nobreza e da burguesia. Por estarem presentes na cultura lúdica infantil, é preciso que se problematize a pedagogia cultural dessas personagens, que apresentam modos de subjetivação das crianças, ensinando-as sobre o “mundo encantado Disney”.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. São Paulo: Zahar, 2008.
CANTON, Kátia. E o Príncipe Dançou... O conto de fadas, da tradição oral à dança contemporânea. São Paulo: Ática,1994.
CORSO, Diana. CORSO, Mário. A Psicanálise na Terra do Nunca. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, Jurandir Freire. Sem Fraude nem Favor, estudos sobre o amor romântico. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
CUNHA, Susana R. Vieira da. As Transformações da Imagem na Literatura Infantil. In: Pillar, Analice Dutra (org.) A Educação do Olhar. Porto Alegre: Mediação, 1999.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1998.
DISNEY CONSUMER PRODUCTS. Toys. 2007. Disponível em: http://licensing.disney.com/Home/display.jsp?contentId=dcp_home_ourbusinesses_toys&forPrint=false&language=en&preview=false®ion=0 . Acesso em: 10 de out. de 2011.
FELIPE, Jane. Afinal, quem é mesmo pedófilo? Cadernos Pagu, n. 26. Campinas, 2006. P. 201-223.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: Martins Fontes 2004.
FOUCAULT, Michel. O cuidado de si. In: FOUCAULT, M. História da sexualidade. V. 3: Rio de Janeiro, Graal,1998b.
GABLER, Neil. Walt Disney: o triunfo da imaginação americana. Tradução Ana Maria Mandim. Osasco: Novo Século, 2009.
GIROUX, Henri. A Disneyzação da Cultura Infantil. In: Silva, Tomaz Tadeu; Moreira, Antônio Flávio. Territórios contestados. Campinas: Mercado das Letras, 1995a.
GIROUX, Henri. Memória e Pedagogia no Maravilhoso Mundo Disney. In: Silva, Tomás Tadeu da. Alienígenas em sala de aula. Petrópolis, Vozes, 1995b.
GIROUX, Henri. Os filmes da Disney são bons para seus filhos? In: STEINBERG, Shirley R. KINCHELOE, Joe L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
HURLEY, D. L. Seeing White: Children of Color and the Disney Fairy Tale Princess. The Journal of Negro Education; Summer 2005; 74, 3; Research Library
p. 221.
LACROIX, Celeste. Images of Animated Others: The Orientalization of Disney's Cartoon Heroines From The Little Mermaid to The Hunchback of Notre Dame. DepartmenI of Communication. College of Charleston. Geori-e Street. Charleston, 2004.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, T. T. da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1996.
MALFROID, Kirstein. Gender, Class, and Ethnicity in the Disney Princesses Series. Universiteit Gent Faculteit Letteren en Wijsbegeerte, 2009.
MATYAS, Vanessa. Tale As Old As Time: A Textual Analysis of Race and Gender in Disney Princess Films. Graduate Major Research Papers and Multimedia Projects, 2010.
ROZARIO, Rebecca-Anne. C. The Princess and the Magic Kingdom: Beyond Nostalgia, the Function of the Dis...Women's Studies in Communication, 2004; 27, 1; Research Library pg. 34.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVERMAN, Rachel Anne. New Dreams, Old Endings: Searching for “A Whole New World” in Disney Second-Wave Animated Romance Films. Faculty of Wesleyan University. Departmental Honors in Sociology, 2009.
WARNER, Marina. Da Fera à Loira: sobre contos de fadas e seus narradores. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
WOHLWEND, Karen E. Damsels in Discourse: Girls Consuming and Producing Identity Texts Through Disney Princess Play Reading. Research Quarterly 44(1) p. 57–83, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.