Planejamento: uma prática fundamental na educação infantil

Autores

  • Lívia de Mello Reis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bethania Medeiros Geremias Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p104

Palavras-chave:

Educação, educação infantil, Creche, Planejamento

Resumo

Este artigo é resultado das experiências do estágio em Supervisão Escolar – do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina – realizado em uma creche municipal de Florianópolis. O tema planejamento na Educação Infantil ganhou destaque durante as atividades vivenciadas em campo, justamente por sua relevância para as práticas das professoras e para o funcionamento geral da instituição. A atuação do supervisor escolar, nestes processos revelou-se fundamental, pois a ele cabe propor discussões acerca do planejamento e oferecer condições para que seja desenvolvido com qualidade pelos educadores.

Referências

BARCELOS, Ana Regina Ferreira. Supervisão na Educação Infantil e a Organização do Trabalho Educacional Pedagógico. In: BRASIL. Secretaria Municipal de Florianópolis. Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil. Florianópolis: Prelo Gráfica & Editora, 2010.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artemed, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasilia: MEC/SEF, 1998. Volumes 1, 2 e 3.

FLORIANÓPOLIS. Creche Bem-te-vi. Projeto Literatura Infantil: criando e recriando histórias, Grupo 6, 2011.

FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político e Pedagógico da Creche Bem-te-vi. Florianópolis: Creche Bem-te-vi, 2011.

FUSARI, José Cerchi. O Planejamento do Trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de Respostas. Disponível em http://www.smec.salva dor.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxispedagogicas/GEST%C 3%83O/o%20planejamento%20do%20trabalho....pdf. Acesso em: 11/09/2011.

GARCIA, Regina Leite. Especialistas: os mais novos responsáveis pelo fracasso escolar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Orgs.). O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1986.

HAYDT, Regina Célia. Curso de Didática Geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2010.

HOLZSCHUH, Aline Simone. O planejamento na Educação Infantil e sua relação com os tempos e espaços das crianças. In: Anais do III Seminário Nacional de Filosofia da Educação: vida cultura e diferenças. Universidade de Santa Maria, 2011. Disponível em http://w3.ufsm.br/ senafe/trabalhos/eixo5/eixo5_alinesimoneholzschuh.pdf. Acesso em 20/09/2011.

LIMA, Elma Corrêa de. Um olhar histórico sobre a supervisão. In: RANGEL, Mary; ALARCÃO, Isabel. Supervisão Pedagógica: princípios e práticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2006.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: [estudos e propósitos]. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais do que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. (org.). Encontros e Encantamentos na Educação Infantil: Partilhando experiências de estágios. Campinas, SP: Papirus, 2000.

RECH, Ilona Patrícia Freire. A "hora da atividade" no cotidiano das instituições. In: MARTINS FILHO, Altino José (Org). Infância Plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: Mediação, 2006.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular. Uma contribuição para a escola pública do pré-escolar, 1º grau, 2º grau e Educação de Adultos. Florianópolis: IOESC, 1991.

SAVIANI, Dermeval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SEEMANN, Vânio Cesar. Os especialistas em assuntos educacionais e a Escola Pública de ensino Fundamental. In: FLORIANÓPÓLIS. Secretaria Municipal de Educação. Subsídios para a Reorganização didática no Ensino Fundamental. Florianópolis, 2000.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2006.

Downloads

Publicado

2014-08-26

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua