Brincar e aprender: uma experiência de práticas pedagógicas com crianças de cinco anos no CMEI Dr Denizart Santos

Alexandre Freitas Marchiori, Ana Gláucia do Carmo Silva

Resumo


Este relato apresenta a experiência do projeto desenvolvido no Grupo VI matutino, do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Dr. Denizart Santos e o processo de aprendizagem vivenciado pelos diferentes sujeitos dessa instituição infantil. A professora Ana Glaucia propôs trabalhar ao longo de 2012 o Projeto “Eu Brinco, canto e quero um mundo sustentável”. Este, surgiu a partir do Projeto Institucional “Cantando e brincando com a sustentabilidade”. Os objetivos compreenderam, para além da alfabetização e letramento, educar para uma vida sustentável, garantindo-lhes acesso aos conhecimentos sobre como respeitar a vida e desenvolver uma “consciência ambiental”; auxiliar as crianças em sua formação como sujeitos responsáveis do ponto de vista socioambiental; e provocar as crianças, e também os adultos, a criar sentimentos profundos e amor pela natureza, com hábitos saudáveis de vida.


Palavras-chave


Educação Infantil; Brincadeiras; Alfabetização; Early Childhood Education; Play; Literacy

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.

AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educ. Fís., São Paulo, supl.4, p.53-60, 2001.

GLEIZER, Marcos André. Espinosa e a afetividade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

GONÇALVES, Cristiane Januário; ANTÔNIO, Débora Andrade. As múltiplas linguagens no cotidiano das crianças. Revista Zero a Seis, n. 16, p. 85-108, 2007.

NICOLA, José de; CHIARION, Rosalina Acedo. Livro de alfabetização. São Paulo: Scipione, 1996.

PORTER, Gordon. Organização das escolas: conseguir o acesso e a qualidade através da inclusão. In: AINSCOW, Mel; et al. Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997. p. 33-48.

ROMESIN, Humberto Maturana; DAVILA Y, Ximena Paz. Conferência: Ética e desenvolvimento sustentável: caminhos para a construção de uma nova sociedade. Revista Psicologia e Sociedade, vol.16, n.3, p. 102-110, 2004.

VYGOTSKY, Lev S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.




DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p126

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.