Brincar e aprender: uma experiência de práticas pedagógicas com crianças de cinco anos no CMEI Dr Denizart Santos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p126Resumo
Este relato apresenta a experiência do projeto desenvolvido no Grupo VI matutino, do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Dr. Denizart Santos e o processo de aprendizagem vivenciado pelos diferentes sujeitos dessa instituição infantil. A professora Ana Glaucia propôs trabalhar ao longo de 2012 o Projeto “Eu Brinco, canto e quero um mundo sustentável”. Este, surgiu a partir do Projeto Institucional “Cantando e brincando com a sustentabilidade”. Os objetivos compreenderam, para além da alfabetização e letramento, educar para uma vida sustentável, garantindo-lhes acesso aos conhecimentos sobre como respeitar a vida e desenvolver uma “consciência ambiental”; auxiliar as crianças em sua formação como sujeitos responsáveis do ponto de vista socioambiental; e provocar as crianças, e também os adultos, a criar sentimentos profundos e amor pela natureza, com hábitos saudáveis de vida.
Referências
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educ. Fís., São Paulo, supl.4, p.53-60, 2001.
GLEIZER, Marcos André. Espinosa e a afetividade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
GONÇALVES, Cristiane Januário; ANTÔNIO, Débora Andrade. As múltiplas linguagens no cotidiano das crianças. Revista Zero a Seis, n. 16, p. 85-108, 2007.
NICOLA, José de; CHIARION, Rosalina Acedo. Livro de alfabetização. São Paulo: Scipione, 1996.
PORTER, Gordon. Organização das escolas: conseguir o acesso e a qualidade através da inclusão. In: AINSCOW, Mel; et al. Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997. p. 33-48.
ROMESIN, Humberto Maturana; DAVILA Y, Ximena Paz. Conferência: Ética e desenvolvimento sustentável: caminhos para a construção de uma nova sociedade. Revista Psicologia e Sociedade, vol.16, n.3, p. 102-110, 2004.
VYGOTSKY, Lev S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.