Brincar e aprender: uma experiência de práticas pedagógicas com crianças de cinco anos no CMEI Dr Denizart Santos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p126Resumo
Este relato apresenta a experiência do projeto desenvolvido no Grupo VI matutino, do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Dr. Denizart Santos e o processo de aprendizagem vivenciado pelos diferentes sujeitos dessa instituição infantil. A professora Ana Glaucia propôs trabalhar ao longo de 2012 o Projeto “Eu Brinco, canto e quero um mundo sustentável”. Este, surgiu a partir do Projeto Institucional “Cantando e brincando com a sustentabilidade”. Os objetivos compreenderam, para além da alfabetização e letramento, educar para uma vida sustentável, garantindo-lhes acesso aos conhecimentos sobre como respeitar a vida e desenvolver uma “consciência ambiental”; auxiliar as crianças em sua formação como sujeitos responsáveis do ponto de vista socioambiental; e provocar as crianças, e também os adultos, a criar sentimentos profundos e amor pela natureza, com hábitos saudáveis de vida.
Referências
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educ. Fís., São Paulo, supl.4, p.53-60, 2001.
GLEIZER, Marcos André. Espinosa e a afetividade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
GONÇALVES, Cristiane Januário; ANTÔNIO, Débora Andrade. As múltiplas linguagens no cotidiano das crianças. Revista Zero a Seis, n. 16, p. 85-108, 2007.
NICOLA, José de; CHIARION, Rosalina Acedo. Livro de alfabetização. São Paulo: Scipione, 1996.
PORTER, Gordon. Organização das escolas: conseguir o acesso e a qualidade através da inclusão. In: AINSCOW, Mel; et al. Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997. p. 33-48.
ROMESIN, Humberto Maturana; DAVILA Y, Ximena Paz. Conferência: Ética e desenvolvimento sustentável: caminhos para a construção de uma nova sociedade. Revista Psicologia e Sociedade, vol.16, n.3, p. 102-110, 2004.
VYGOTSKY, Lev S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.