Transver o mundo: um olhar sobre o lugar dos bebês no espaço da creche

Autores

  • Luciane Pandini Simiano Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p22

Resumo

O presente trabalho tem por foco o processo de constituição do espaço da creche em um lugar dos bebês. Busca-se (re)conhecer os lugares constituídos pelos bebês, tomando-os como indicativos para pensar a prática pedagógica e o espaço da creche. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de mestrado em educação, de orientação etnográfica, realizada em uma instituição pública no sul do estado de Santa Catarina. Foram sujeitos da investigação um grupo de 10 bebês e quatro professoras. Como resultado, a partir do diálogo com Benjamim (1986), Tuan (1983) e as diretrizes normativas, defende-se a importância do espaço, por que o espaço educa, expõe ideias, externaliza mensagens. Contudo, no processo de constituição social, psíquica, afetiva e cognitiva dos bebês, é necessário, ir além das materialidades, atentando para a ocupação, as relações e os sentidos estabelecidos entre os bebês e adultos. Pensar a constituição do lugar e assumi-la como possibilidade de (re)organizar a creche nos lança em uma zona estranha, incerta e fascinante. Um convite a inverter o olhar e pensar uma lógica que vê, pesquisa e narra a criança pequena, não como faltosa ou incapaz, mas como força, potência e possibilidade.

Biografia do Autor

Luciane Pandini Simiano, Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizando parte de seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze no período de novembro 2013 a maio de 2014, mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e graduada em Pedagogia. Atualmente é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. É coordenadora do projeto de extensão universitária brinquedoteca: brincadeira levada a sério. Participa do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil da região Sul de Santa Catarina. É pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura- NUPPEC/ UFRGS, Grupo de Estudos em Educação Infantil - GEIN/UFRGS e Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero GEDIG/ PPGE/UNISUL. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de bebês, pesquisa com crianças, linguagem, cotidiano e organização dos espaços e tempos, brincadeira e formação de professores.

Referências

BARBOSA, M. C. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. Disponível em:< portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman.>. Acesso em: 20 de setembro de 2010.

BARBOSA, M.C. Práticas cotidianas na educação infantil - Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2010.

BARROS, M de . Memórias inventadas a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2006.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e base da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

______. Ministério da Educação e Cultura. Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DEP/COED, 2006.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídios para credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n° 01, de 07 de abril de 1999. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Diário Oficial da União, 1999, Seção 1, p. 18.

______. Plano Nacional de Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2006.

______. Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006a.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n° 04, de 06 de setembro de 2000. Parecer Normativo sobre as diretrizes operacionais para a Educação Infantil. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/cne/pdf/ PCB004v03.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2009a.

FARIA, A. L. G. Impressões sobre as creches no norte da Itália: bambini si diventa. In: ROSEMBERG, F.; CAMPOS, M. M. (Org.). Creches e pré-escolas no Hemisfério Norte. São Paulo: Cortez e Fundação Carlos Chagas, 1994, cap. 8, p. 211-233.

SIMIANO, L. P. Meu quintal é maior que o mundo... Da configuração do espaço da creche à constituição de um lugar de bebês. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2010.

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

VASCONCELLOS, T. Criança do lugar e lugar de criança. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/.../GT07-2482--Int.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2014.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua