Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p32

Resumo

O presente artigo aborda o problema da enunciação e a atitude responsiva na relação adulto-criança na dinâmica dialógica da educação infantil. Para tanto estabelece interlocução entre autores do Círculo de Bakhtin e uma perspectiva sobre a cultura infantil na relação entre pares, com destaque à noção de reprodução interpretativa e de ordem instituinte pelas crianças. Propõe um estudo sob a premissa da dialogia na prática educativa no espaço-ambiente da educação infantil, a fim de identificar a dinâmica dialógica e relacionar elementos da enunciação e das atitudes responsiva das crianças dela decorrentes, em momentos de processos interativos de uma situação educativa, registrada e observada por meio da fotografia. A partir do registro fotográfico foi possível relacionar percepções da vivência rememorada na observação da imagem, sendo esta fonte de interpretação de possibilidades responsivas das crianças ao enunciado da professora. Destaca-se desse estudo que observar o que as crianças realizam em suas brincadeiras e interações pode de fato configurar um caminho para o professor abrir os olhos e a escuta ao que move a ação da criança e constitui sua cultura infantil.

Biografia do Autor

Daniele Marques Vieira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino da Universidade Federal do Paraná. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR).

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Publicado

2016-03-31

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