Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p32Resumo
O presente artigo aborda o problema da enunciação e a atitude responsiva na relação adulto-criança na dinâmica dialógica da educação infantil. Para tanto estabelece interlocução entre autores do Círculo de Bakhtin e uma perspectiva sobre a cultura infantil na relação entre pares, com destaque à noção de reprodução interpretativa e de ordem instituinte pelas crianças. Propõe um estudo sob a premissa da dialogia na prática educativa no espaço-ambiente da educação infantil, a fim de identificar a dinâmica dialógica e relacionar elementos da enunciação e das atitudes responsiva das crianças dela decorrentes, em momentos de processos interativos de uma situação educativa, registrada e observada por meio da fotografia. A partir do registro fotográfico foi possível relacionar percepções da vivência rememorada na observação da imagem, sendo esta fonte de interpretação de possibilidades responsivas das crianças ao enunciado da professora. Destaca-se desse estudo que observar o que as crianças realizam em suas brincadeiras e interações pode de fato configurar um caminho para o professor abrir os olhos e a escuta ao que move a ação da criança e constitui sua cultura infantil.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
FERREIRA, M. Do "avesso" do brincar ou... as relações entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construção da(s) ordem(ens) social(ais) instituinte(s) das crianças no jardim-de-infância. In: SARMENTO, M.; CERISARA, A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Lisboa: Edições ASA, 2004.
FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na educação infantil. In: ZABALZA, M. A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 229 - 281.
CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
KRAMER, S.; LEITE, M. I. L. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003, p. 13 - 38.
__________. Infância e educação infantil. 6. ed. Campinas, SP: 2007, p. 269 - 280.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.
SARMENTO, M. J. ; GOUVEA, M. C. S. Estudos da Infância: educação e práticas sociais. São Paulo: Vozes, 2008.
SOUZA, S. J. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 1994.
AUTOR. Curitiba: 2011. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4538_3347.pdf>. Acesso em: 24/04/2013.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.