A organização do espaço escolar na educação infantil

Autores

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Elianeth Dias Kanthack Hernandes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Marília
  • Isabela Fernanda Roberto da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p165

Resumo

Este estudo teve a intenção de refletir sobre a importância do espaço escolar na Educação Infantil. A proposta do trabalho foi a de apresentar, por intermédio de pesquisa bibliográfica e da aplicação de um questionário junto aos educadores de uma escola municipal pública, do interior paulista, a percepção desses sujeitos sobre os espaços escolares e suas utilizações para o processo educativo de crianças menores. A análise dos dados coletados, quando cotejados com os referenciais que deram sustentação à pesquisa, mostra que não existe consenso entre os educadores sobre como deveriam ser organizados e disponibilizados os espaços escolares para as crianças na Educação Infantil. Os referenciais teóricos que utilizamos demonstram quão importantes e fecundos podem ser esses espaços ocupados pelas crianças nas escolas de primeira infância, principalmente se forem adequados à exploração e às interações.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista

Livre docente vinculada ao Departamento de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, campusde Presidente Prudente e coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ)

Elianeth Dias Kanthack Hernandes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Marília

Professora Assistente de Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília - RDIDP- lotada no Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Com Doutorado em Educação (2008) e Mestrado (2003), ambos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília. Supervisora de Ensino aposentada, tendo atuado como professora de educação básica, Diretora de Escola e Supervisora de Ensino na rede Estadual de São Paulo durante 33 anos. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, formação de professores e gestores, Supervisão Educacional, Alfabetização (ensino da leitura e da escrita).

Isabela Fernanda Roberto da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Marília

Licenciando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação Infantil, como estagiária há dois anos, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Ensino da leitura e da Escrita.

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Publicado

2016-09-30

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