“Eu tô procurando um bichinho, uma formiguinha, uma aranha, uma lagarta, uma borboleta”: uma experiência de trabalho com projetos na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p196Resumo
Este artigo versa sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil. Constitui um relato de caráter reflexivo e descritivo acerca de uma experiência desenvolvida em uma turma de crianças de 2 anos e meio e 3 anos de idade, na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Apresenta descrições e reflexões sobre práticas pedagógicas que fortalecem argumentos existentes, relacionados com a legitimidade do trabalho com projetos na Educação Infantil, o modo de organização e integração de experiências que constituem diversas oportunidades para as crianças ampliarem suas aprendizagens e seu conhecimento sobre si e o mundo.
Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Práticas cotidianas na educação infantil: bases para a reflexão sobre orientações curriculares. Brasília, DF, 2009.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artemed, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5, de 17/12/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009a.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 20, de 11/11/2009. Revisão das DCNEI/Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009b.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. O currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas Diretrizes Nacionais?. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas atuais. Anais... Belo Horizonte, 2010.
PEREIRA, Jorgiana Ricardo; CRUZ, Rosimeire C. de Andrade. Um olhar sobre as infâncias e as crianças nas pesquisas sobre coordenação pedagógica na educação infantil. In: LOPES A.; CAVALCANTE, M. A. da S.; OLIVEIRA, D. A.; HYPÓLITO, A. M. (Orgs.). Trabalho Docente e formação: políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014. p. 4985-4998.
PEREIRA, Jorgiana Ricardo; SILVA, Fátima Sampaio. A extensão e o ensino na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança. Extensão em Ação. Jan/Jul. 2015, vol. 1, n. 8, 15-28.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Projeto Educacional do Núcleo de Desenvolvimento da Criança. Centro de Ciências Agrárias da UFC, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Resolução nº 02/CONSUNI, de 25 de fevereiro de 2013. Aprova, ad referendum do Conselho Universitário, a criação da Unidade Universitária de Educação Infantil, Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC), vinculada ao Centro de Ciências Agrárias da UFC. Universidade Federal do Ceará, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.