“Eu tô procurando um bichinho, uma formiguinha, uma aranha, uma lagarta, uma borboleta”: uma experiência de trabalho com projetos na educação infantil

Autores

  • Jorgiana Ricardo Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Fátima Sampaio Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p196

Palavras-chave:

Educação Infantil, Crianças, Trabalho com Projetos, Experiências de Aprendizagens

Resumo

Este artigo versa sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil. Constitui um relato de caráter reflexivo e descritivo acerca de uma experiência desenvolvida em uma turma de crianças de 2 anos e meio e 3 anos de idade, na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Apresenta descrições e reflexões sobre práticas pedagógicas que fortalecem argumentos existentes, relacionados com a legitimidade do trabalho com projetos na Educação Infantil, o modo de organização e integração de experiências que constituem diversas oportunidades para as crianças ampliarem suas aprendizagens e seu conhecimento sobre si e o mundo.

Biografia do Autor

Jorgiana Ricardo Pereira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, no eixo Educação Infantil: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. Professora da UFC e desenvolve suas atividades na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). Tem experiência na área de Educação, com foco na Educação Infantil. Atua também na área de formação de professores da Educação Infantil, especialmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas na Educação Infantil, qualidade na Educação Infantil, brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil e coordenação pedagógica na Educação Infantil.

Fátima Sampaio Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação nos Anos Iniciais, pela Universidade do Arizona. Atualmente, é professora aposentada da UFC e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da UFC.

Referências

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Práticas cotidianas na educação infantil: bases para a reflexão sobre orientações curriculares. Brasília, DF, 2009.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artemed, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5, de 17/12/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009a.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 20, de 11/11/2009. Revisão das DCNEI/Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009b.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. O currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas Diretrizes Nacionais?. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas atuais. Anais... Belo Horizonte, 2010.

PEREIRA, Jorgiana Ricardo; CRUZ, Rosimeire C. de Andrade. Um olhar sobre as infâncias e as crianças nas pesquisas sobre coordenação pedagógica na educação infantil. In: LOPES A.; CAVALCANTE, M. A. da S.; OLIVEIRA, D. A.; HYPÓLITO, A. M. (Orgs.). Trabalho Docente e formação: políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014. p. 4985-4998.

PEREIRA, Jorgiana Ricardo; SILVA, Fátima Sampaio. A extensão e o ensino na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança. Extensão em Ação. Jan/Jul. 2015, vol. 1, n. 8, 15-28.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Projeto Educacional do Núcleo de Desenvolvimento da Criança. Centro de Ciências Agrárias da UFC, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Resolução nº 02/CONSUNI, de 25 de fevereiro de 2013. Aprova, ad referendum do Conselho Universitário, a criação da Unidade Universitária de Educação Infantil, Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC), vinculada ao Centro de Ciências Agrárias da UFC. Universidade Federal do Ceará, 2013.

Downloads

Publicado

2016-09-30