A leitura literária na educação infantil: que espaços e tempos são estes?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p133Resumo
Quando pensamos na formação de crianças-leitoras, é essencial refletirmos sobre espaço e tempo disponível para as ações pedagógicas que envolvem a leitura e a literatura. Sendo assim, este artigo apresenta discussões parciais realizadas em pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de mapear os espaços e tempos coletivos de leitura literária nas instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC). A análise de dados nos levou a constatar que a maior parte das unidades possuem diferentes tempos e espaços coletivos de leitura literária, organizados e planejados pelos próprios professores(as) e demais funcionários da instituição, considerando que não existe biblioteca em todas as instituições. Com isso, concluímos que há profissionais preocupados em aproximar as crianças da cultura letrada, participando ativamente da formação dos pequenos leitores, inventando e reinventando novas possibilidades a cada dia.
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