Marcos legais para a formação de professores da educação infantil e desafios à docência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p99Resumo
O objetivo desse artigo é explicitar os marcos legais orientadores da formação de professores da educação infantil e problematizar, a partir deles, a docência com crianças pequenas. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, a partir das orientações legais (BRASIL, 2006; BRASIL, 2009) e literatura da área de formação de professores (SCHEIBE, 2007; GATTI, 2010; KIEHN, 2011) e educação infantil (KISHIMOTO, 2002; OLIVEIRA, 2011; CÔCO, 2015; FLORES e ALBUQUERQUE, 2015), dentre outros. A análise dos determinantes legais explicitou as controvérsias e fragilidades do discurso, as dificuldades práticas na estruturação dos cursos de formação e, muitas vezes, a superficialidade que pode incorrer das generalidades. Além disso, embora haja diretrizes claras quanto à organização do trabalho com as crianças pequenas, as ambiguidades quanto à identidade do profissional e seu papel podem comprometer a garantia dos direitos das crianças e a efetivação de práticas de qualidade.
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 08 de setembro de 2015.
______. Por uma Politica de formação do Profissional de Educação Infantil. MEC/SEF/COEDI Brasília, 1994. Disponível em: http://www.sema.edu.br/editor/fama/livros/educacao/FORMA%C3%87%C3%83O%20INICIAL%20E%20CONTINUADA%20DE%20EDUCADORES/POR%20UMA%20POL%C3%8DTICA%20DE%20FORMA%C3%87%C3%83O%20DO%20PROFISSIONAL%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2015.
______. Resolução CNE/CP n. 05 de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859. Acesso em: 07 de abril de 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP 01 de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 07 de abril de 2015.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 4024. Brasília, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 08 de maio de 2015.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394. Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 01 de set de 2015.
BRASIL. Lei 13.005 de 25 de junho de 2015. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 31 de outubro de 2015.
BRASIL. Projeto de Lei 8.035 de 2001. Brasília, 2001. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=831421&filename=PL+8035/2010 . Acesso em: 31 de outubro de 2015.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas/ SP: Papirus, 2012.
BUJES, Maria I. E.; DORNELLES, Leni Vieira (Orgs.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012.
CAMPOS, Roselane F.; CAMPOS, Rosânia. Políticas para a educação infantil e os desafios do novo Plano Nacional de Educação: similitudes e divergências entre as experiências brasileira e de outros países latino-americanos. In: FARIA, Ana Lucia; AQUINO, Ligia M. L. (Orgs.). Educação Infantil e PNE: questões e tensões para o século XXI. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.
CANAVIEIRA, Fabiana O. Por uma política para a educação da pequena infância que garanta a interação entre elas: a relação criança-criança nos indicadores de qualidade na Educação Infantil. In: FARIA, Ana Lucia; AQUINO, Ligia M. L. (Orgs.). Educação Infantil e PNE: questões e tensões para o século XXI. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.
CAMÕES, Maria Clara; TOLEDO, Leonor P. B.; RONCARATI, Mariana. Infâncias, tempos e espaços: tecendo ideias. In: KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Orgs.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas/SP: Papirus, 2013.
CÔCO, Valdete. Docência na educação infantil: De que estamos falando? Com quem estamos tratando? In: FLORES, Maria L. R.; ALBUQUERQUE, Simone S. de (Orgs.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
DIDONET, Vital. Não há educação sem cuidado. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, Ano I n.1, p. 6-9, abr./jul.2003.
DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.
FLORES, Maria L. R.; ALBUQUERQUE, Simone S. de. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: algumas interfaces entre as políticas e as práticas. In: FLORES, Maria L. R.; ALBUQUERQUE, Simone S. de (Orgs.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n. 80, p.136-167, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf. Acesso em: 25 de fevereiro de 2015.
GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade. Campinas, v.31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 01 de setembro de 2015.
KIEHN, Moema H. K. A. educação da primeira infância: um olhar sobre a formação inicial dos professores de Educação Infantil. In: GENTIL, Heloisa Salles; MICHELS, Maria Helena (Orgs.). Práticas Pedagógicas: política, currículo e espaço escolar. Araraquara/SP: Junqueira & Marin, 2011.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação na infantil. In: MACHADO, Maria Lucia (Org.) Encontros e Desencontros na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002.
______. A LDB e as instituições de educação infantil: desafios e perspectivas. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, sup. 4, p. 7-14, 2001. Disponível em: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v15%20supl4%20artigo1.pdf. Acesso em: 13 de maio de 2015.
KUHLMANN JR., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação. 2010.
KRAMER, Sonia (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2008.
MOSS, Peter. Reconceitualizando a infância: crianças, instituições e profissionais. In: MACHADO, Maria Lucia (Org.) Encontros e Desencontros na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002.
NASCIMENTO, Simone M. de B. O profissional da educação infantil e os cursos de licenciatura: desencontros na formação inicial. 2015. 115 p. Dissertação (Mestrado) -Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2015.
NUNES, Maria F.; FILHO, Aristeo G. Direitos da criança à educação infantil: reflexões sobre a história e a política. In: KRAMER, Sonia; NUNES, Maria F.; CARVALHO, Maria C. (Orgs.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas/SP: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
______. Diretrizes para a formação de professores de educação infantil. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano I, n. 2, p.6-9, ago./nov. 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
PARANÁ. Estatuto da Criança e do Adolescente e Legislação Complementar para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes. Edição Comemorativa. Curitiba: Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, 2010.
SCHEIBE, Leda. Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 43-62, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742007000100004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 de outubro de 2015.
SILVA, Carmen S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. São Paulo: Autores Associados, 2006.
SILVA, Ana P. S.; ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde. Desafios atuais da educação infantil e da qualificação de seus profissionais: onde o discurso e a pratica se encontram? Anais da 23ª reunião da Anped, Caxambu, MG, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/0707t.PDF. Acesso em: 12 de maio de 2015.
TIRIBA, Léa; BARBOSA, Silvia Néli; SANTOS, Núbia. O cotidiano da Educação Infantil: Buscando interações de qualidade. In: KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Orgs.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas/SP: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.