Pesquisar e educar para as relações étnico-raciais na educação infantil: uma luta contra o ruído do silêncio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p252Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da educação para as relações étnico-raciais na educação infantil (E.I.), a partir de dados coletados em Salvador (Brasil) fazendo um contraponto com uma experiência de pesquisa em Braga (Portugal). Do ponto de vista teórico-metodológico baseia-se numa abordagem qualitativa de cunho exploratório, com a utilização da pesquisa bibliográfica e documental, bem como incidentes críticos. Os resultados mostram que existe uma fala das crianças sobre as relações raciais, o silêncio dos adultos no espaço da família e da escola. Diante disso, a educação na/para a diversidade se coloca como um desafio/possibilidade de prática pedagógica promotora da igualdade na E.I, na perspectiva da compreensão das crianças enquanto sujeitos históricos, sociais, culturais e portadores de direitos e da participação das mesmas na construção de uma sociedade mais humana e com mais equidade.
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