Movimentos sociais e a formação política de mulheres na luta por creches: a experiência do “Artcreche” em São Gonçalo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p272Resumo
O artigo objetiva inventariar e atualizar a luta de Movimentos Sociais urbanos, em especial do Movimento de Articulação das Creches de São Gonçalo (ArtCreche) que desde 1980 vem construindo uma pauta coletiva de demandas e lutas junto ao poder público e Sociedade civil em São Gonçalo. Do ponto de vista teórico-conceitual, enfocamos a luta do ArtCreche a partir do diálogo com autores/as que fazem alusão à eclosão dos movimentos populares na década de 1980, bem como ao seu refluxo no período de pós-democratização brasileira, e que remetem ao contexto de mudanças frente aos paradigmas clássicos e contemporâneos de participação popular. No artigo investigamos a luta de mulheres pelo direito à creche a partir de uma pesquisa qualitativa, de cunho participante, que intenciona investigar o trabalho cotidiano e as lutas de um grupo de educadoras populares do Movimento ARTCreche, a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, priorizando uma análise do poder local em diálogo com lutas contemporâneas pelo direito à creche nas periferias urbanas.
Referências
ALONSO, A. As teorias dos Movimentos Sociais. In: Lua Nova. São Paulo, Nº 76, 2009.
AMMANN, S. B. Ideologia do desenvolvimento de comunidade no Brasil. São Paulo: Cortez, 1986.
ANDRADE, C.D. O Outro. IN: Poesia e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar,1979.
BOBBIO, N. Direita e Esquerda: Razões e Significados de uma distinção Política. 2ª Ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.
BOURDIEU, P.(Coord.). A miséria do Mundo. Petrópolis: editora Vozes, 2001.
BRANDÃO, C.R. A pergunta a várias mãos: A experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
COUTINHO, C. N. Representação de Interesses, formulação de políticas e Hegemonia. In: TEIXEIRA, S. Reforma Sanitária: em busca de uma teoria. São Paulo: Cortez, 1989.
DANIEL, C. Poder Local – convergência entre estruturas, forças e agentes: Poder local no Brasil urbano. Revista de Estudos Regionais e Urbanos. Ano VIII, Nº 24, 1988.
FAORO, R. Os Donos do Poder. São Paulo: Ed. Globo, 1995.
FEDERICI, SILVIA. Calibã e a bruxa: Mulheres, o corpo e a acumulação primitiva. São Paulo: Elefante Editora, 2017.
GOHN, M. da G. Movimentos Sociais e Educação-8ª Edição. São Paulo: Cortez, 2010.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, 2012.
IPEA. Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada. Retrato das desigualdades de gênero e de raça. Brasília, Ipea, ONU Mulheres, SPM, SEPPIR, 2012.
LEAL. V,N. Coronelismo, Enxada e Voto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
MATTOS, M.B. E.P. Thompson e a Tradição Crítica do Materialismo Histórico. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2012.
MELLUCCI, A. Um Objetivo para os Movimentos Sociais? IN: Lua Nova. São Paulo, Nº 17, 1989.
MIGUEL, L.F.; BIROLI, F.(orgs.). Feminismo e Política. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.
QUEIRÓZ. M,I. O Mandonismo Local na vida Política Brasileira. São Paulo: Alfa Ômega, 1976.
SANTOS, B. de Sousa. A Crítica da Razão Indolente, contra o Desperdício da Experiência. Porto: Edições Afrontamento, 2000.
SADER, E. Quando novos Personagens entraram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo 1970-1980. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1988.
SADER, E. ; PAOLI, M.C. Sobre “Classes populares” no pensamento Sociológico Brasileiro: notas de leitura sobre acontecimentos recentes. IN: CARDOSO, R.(org.). A Aventura Antropológica: Teoria e Pesquisa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1988.
ROSEMBERG, F. Creches domiciliares: Argumentos ou Falácias. Cadernos de pesquisa. São Paulo, nº 56, fev., 1986.¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
______. Organizações multilaterais, estado e política de educação infantil. Cadernos de pesquisa. São Paulo, nº 115, mar. 2002.
TARROW, S. O poder em Movimento. Petrópolis: Vozes, 2009.
THOMPSON. E.P. A Formação da Classe Operária Inglesa: a Árvore da Liberdade. Rio de janeiro: Editora Paz e Terra 1987.
TOURAINE, A. Os Movimentos Sociais. In: FORACCHI, M.; MARTINS.J.S. (Orgs.). Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.