Gênero como uma dimensão de qualidade: uma análise do processo de construção dos indicadores de qualidade da educação infantil paulistana

Autores

  • Carolina Faria Alvarenga Universidade Federal de Lavras
  • Cláudia Pereira Vianna Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n37p11

Palavras-chave:

Gênero, Educação infantil, Política pública, São Paulo, Indicadores de qualidade

Resumo

As relações de gênero ganharam visibilidade no enfrentamento das desigualdades no âmbito das políticas educacionais mais recentes. Contudo, um retrocesso em relação à agenda de gênero veta sua menção em vários documentos de políticas educacionais, como os planos de educação, e controla as práticas escolares. Contra essa tendência e permeado por tensões e contradições, tivemos no contexto da Educação Infantil na capital paulista, um movimento oposto: a inserção do gênero na construção dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. Portanto, este artigo, parte de uma pesquisa de doutorado, baseia-se nas articulações teóricas entre Joan Scott e Norbert Elias para analisar o processo de construção dessa política pública educacional que leva para a Educação Infantil um tema polêmico, como o das relações de gênero, e supõe o exame do jogo de disputas, de poder, de tensões, concessões e desafios que configurou tal política.

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Publicado

2018-05-21