A dimensão espacial na produção das culturas infantis: análise das interações entre meninas e meninos nos banheiros da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n37p125Resumo
Este artigo discute as relações de gênero que permeiam a organização e a utilização dos banheiros de uma instituição de Educação Infantil, por meio dos diferentes usos e apropriações que meninas e meninos cotidianamente fazem desses espaços. Considerando que os banheiros são espaços de alta densidade simbólica para a investigação das relações de gênero e sexualidade, este artigo problematiza e questiona as relações de poder presentes nessas manifestações. O escopo empírico que integra esta reflexão apoia-se numa etnografia realizada em uma instituição de Educação Infantil localizada na Região Metropolitana de São Paulo. Os resultados indicam um processo de espacialização sob a ótica de gênero, mostrando como o espaço configura-se como um importante elemento de controle das crianças, a partir da lógica adulta e pautado pelas estruturas de poder e desigualdades de gênero. A pesquisa identifica também uma profícua interação das crianças com os espaços dos banheiros, num movimento intenso de construção coletiva de estratégias para burlar e subverter a lógica binária e dicotômica de gênero segundo a qual esses espaços estão estruturados.Referências
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