A constituição das creches nas universidades públicas estaduais paulistas: as relações de gênero e os direitos da mulher e da criança pequena - a busca por novas práticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n37p58Resumo
Este artigo apresenta um recorte de pesquisas realizadas no contexto das creches universitárias, apresentando o histórico de implementação das creches no interior das universidades estaduais paulistas e o estudo realizado focando as relações de gênero dentro de uma dessas creches. Apresentaremos uma breve contextualização acerca da trajetória de constituição da creche e sua ligação com o trabalho extra-domiciliar feminino, destacando que as raízes da Educação Infantil se ligam a questões externas as necessidades e direitos das crianças. Entraremos no histórico de constituição das creches universitárias aqui em questão, apresentando os meandros de seu processo de implementação destacando as questões legais que institucionalizaram as creches nas universidades públicas estaduais do Estado de São Paulo. Posteriormente, falaremos sobre as Pedagogias das Infâncias vivenciadas numa dessas creches universitárias focalizando o processo de construção dos estereótipos do feminino e masculino nas pedagogias desenvolvidas em seu interior.Referências
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