A heterogeneidade da infância no espaço coletivo da creche
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p153Resumen
A temática deste trabalho é resultado da prática de estágio em educação infantil e das reflexões tecidas a partir desta experiência, discutindo uma questão relevante e por vezes esquecida nas instituições de educação infantil, a heterogeneidade, característica presente na infância. O estágio se dividiu em dois semestres, incluindo a observação e a prática docente, no qual experenciamos o cotidiano da creche e vivenciamos o ser professora. Neste processo utilizamos duas formas de registrar, o registro fotográfico e o escrito, tanto das experiências das crianças, quanto das propostas realizadas com elas. O quadro teórico se situa nos estudos da área da educação e da sociologia da infância, que serviram de apoio para as reflexões feitas a partir da prática. A relação construída com as crianças permitiu que tivéssemos resultados significativos, assim pensando em propostas que respeitassem as singularidades de cada criança no espaço que é coletivo. Os temas que serão abordados neste artigo estão relacionados ao processo de documentação pedagógica que permitiu pensar e repensar propostas que fossem do interesse das crianças; as múltiplas linguagens das crianças, considerando o planejamento do espaço/tempo para contemplar esta dimensão; a heterogeneidade e a singularidade; o momento da roda e a forma circular como possibilidade para o trabalho pedagógico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.