A gestão da Pedagogia do Bem Estar: apontamentos da política de creche de Parma-Itália

Eliane Gomes da Silva, Cileda dos Santos Sant´Anna Perrella

Resumo


Como resultado de seminários de estudos e observações “in loco”, realizadas por um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo em creches italianas, o presente texto tem por objetivo destacar alguns pontos da proposta da cidade de Parma-Itália que consideramos importantes para pensarmos o atendimento à criança pequena. As observações e estudos por nós realizados, em certa medida, nos levaram a considerar, respeitadas as especificidades locais, algumas das repercussões da política educacional adotada envolvendo algumas ações verticalizadas e as parcerias público-privado presentes na proposta.  Por outro lado, a observação, a escuta, o cuidado com as emoções, a organização do espaço, os materiais utilizados, as atividades proporcionadas para as crianças, o quadro de funcionários, a relação administrativo-pedagógica e o trabalho da educadora nos revelou algumas das preocupações do poder público com o que se entende por Pedagogia do Bem Estar.

 

 


Palavras-chave


creche; infância; política educativa - Key-words: nursery, childhood, educational policy

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DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p66

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.