O que se aprende com as princesas da DISNEY?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n29p131Resumo
Neste artigo, problematiza-se os modos como as imagens femininas são produzidas pelas grandes corporações de brinquedos, focalizando as bonecas princesas da Disney. Discute-se o modo como essas imagens estereotipadas produzem efeitos nas subjetividades infantis. A criação dessas personagens está ligada a uma representação do ideal de feminilidade da cultura contemporânea: brancas, ocidentais, heterossexuais, ostentando os ideais da nobreza e da burguesia. Por estarem presentes na cultura lúdica infantil, é preciso que se problematize a pedagogia cultural dessas personagens, que apresentam modos de subjetivação das crianças, ensinando-as sobre o “mundo encantado Disney”.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. São Paulo: Zahar, 2008.
CANTON, Kátia. E o Príncipe Dançou... O conto de fadas, da tradição oral à dança contemporânea. São Paulo: Ática,1994.
CORSO, Diana. CORSO, Mário. A Psicanálise na Terra do Nunca. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, Jurandir Freire. Sem Fraude nem Favor, estudos sobre o amor romântico. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
CUNHA, Susana R. Vieira da. As Transformações da Imagem na Literatura Infantil. In: Pillar, Analice Dutra (org.) A Educação do Olhar. Porto Alegre: Mediação, 1999.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1998.
DISNEY CONSUMER PRODUCTS. Toys. 2007. Disponível em: http://licensing.disney.com/Home/display.jsp?contentId=dcp_home_ourbusinesses_toys&forPrint=false&language=en&preview=false®ion=0 . Acesso em: 10 de out. de 2011.
FELIPE, Jane. Afinal, quem é mesmo pedófilo? Cadernos Pagu, n. 26. Campinas, 2006. P. 201-223.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: Martins Fontes 2004.
FOUCAULT, Michel. O cuidado de si. In: FOUCAULT, M. História da sexualidade. V. 3: Rio de Janeiro, Graal,1998b.
GABLER, Neil. Walt Disney: o triunfo da imaginação americana. Tradução Ana Maria Mandim. Osasco: Novo Século, 2009.
GIROUX, Henri. A Disneyzação da Cultura Infantil. In: Silva, Tomaz Tadeu; Moreira, Antônio Flávio. Territórios contestados. Campinas: Mercado das Letras, 1995a.
GIROUX, Henri. Memória e Pedagogia no Maravilhoso Mundo Disney. In: Silva, Tomás Tadeu da. Alienígenas em sala de aula. Petrópolis, Vozes, 1995b.
GIROUX, Henri. Os filmes da Disney são bons para seus filhos? In: STEINBERG, Shirley R. KINCHELOE, Joe L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
HURLEY, D. L. Seeing White: Children of Color and the Disney Fairy Tale Princess. The Journal of Negro Education; Summer 2005; 74, 3; Research Library
p. 221.
LACROIX, Celeste. Images of Animated Others: The Orientalization of Disney's Cartoon Heroines From The Little Mermaid to The Hunchback of Notre Dame. DepartmenI of Communication. College of Charleston. Geori-e Street. Charleston, 2004.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, T. T. da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1996.
MALFROID, Kirstein. Gender, Class, and Ethnicity in the Disney Princesses Series. Universiteit Gent Faculteit Letteren en Wijsbegeerte, 2009.
MATYAS, Vanessa. Tale As Old As Time: A Textual Analysis of Race and Gender in Disney Princess Films. Graduate Major Research Papers and Multimedia Projects, 2010.
ROZARIO, Rebecca-Anne. C. The Princess and the Magic Kingdom: Beyond Nostalgia, the Function of the Dis...Women's Studies in Communication, 2004; 27, 1; Research Library pg. 34.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVERMAN, Rachel Anne. New Dreams, Old Endings: Searching for “A Whole New World” in Disney Second-Wave Animated Romance Films. Faculty of Wesleyan University. Departmental Honors in Sociology, 2009.
WARNER, Marina. Da Fera à Loira: sobre contos de fadas e seus narradores. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
WOHLWEND, Karen E. Damsels in Discourse: Girls Consuming and Producing Identity Texts Through Disney Princess Play Reading. Research Quarterly 44(1) p. 57–83, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.