O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim

Autores

  • Kátia Agostinho UFSC/Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p50

Resumo

A reflexão aqui proposta sobre o estágio curricular do curso de pedagogia na educação infantil abordará o seu caráter novidável para os estudantes do curso no tocante a aproximação intensa entre teoria e prática, ao estabelecimento da relação entre universidade e rede pública de educação infantil com o convívio nos contextos de pré-escolas e creches em que incide na formação inicial e continuada na docência, a relação sistemática com a professora supervisora do estágio como interlocutora privilegiada desse processo de formação e o exercício efetivo nos instrumentos da ação pedagógica: observação, registro, planejamento, documentação e avaliação realizada pelos estudantes. Em seu desenvolvimento será tratado da especificidade da área e consequentemente do estagiar nela para então, brevemente, apresentar alguns dos desafios e dilemas que temos enfrentado nesta tarefa de vivermos o estágio curricular na educação infantil no curso de pedagogia.

Biografia do Autor

Kátia Agostinho, UFSC/Pedagogia

Professora Drª em Estudos da Criança na área de Educação Infantil no Departamento de Metodologia e Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora do NUPEIN (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância), UFSC.

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Publicado

2016-03-31

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Artigos Demanda Contínua