Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p83Resumo
O artigo faz parte de uma pesquisa realizada em uma escola e busca identificar, compreender e analisar as representações das crianças que frequentam o segundo e quarto ano do ensino fundamental frente à temática “adultilização da infância” tendo em vista que se vive no século XXI, momento no qual muitas mudanças vêm ocorrendo, entre elas mudanças sociais, políticas e econômicas, que interferem diretamente no âmbito educacional e, consequentemente, na formação de alunos e professores para este século. O estudo buscou responder em sua narrativa a seguinte questão: quais são as representações das crianças no ambiente escolar frente à adultilização da infância? Para responder a esta questão foram realizados grupos focais com as crianças, no intuito de coletar dados acerca do problema pesquisado. O estudo suscitou a compreensão de que as crianças já conseguem dizer e classificar o que é apropriado para elas e para os adultos.
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