Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças

Autores

  • Lutiane Novakowski Universidade Luterana do Brasil - ULBRA http://orcid.org/0000-0002-8792-6345
  • Marisa Vorraber Costa Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiana de Amorim Marcello Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p235

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender quais representações de feminilidade e masculinidade as crianças constroem desde bem pequenas. O estudo inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica da pesquisa com crianças, que as entende como sujeitos e coautoras. O referencial teórico incluiu os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos de cultura de pares e representação interpretativa, e os estudos sobre gênero. Dialogou-se com um grupo de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, em suas culturas de pares, que frequentavam uma escola de Educação Infantil pública. Os resultados da pesquisa contribuíram para o entendimento de que, embora as crianças muitas vezes expressem compreensões – neste caso, sobre gênero – atreladas a uma visão adultocêntrica, os significados que acabam compartilhando e reproduzindo colaboram para a constituição de suas próprias identidades. E quando, no contexto de suas culturas de pares, alguns destes significados são tensionados, negociados, apreendidos e confrontados entre elas, acabam por produzir suas próprias culturas.

Biografia do Autor

Lutiane Novakowski, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Mestranda em Educação, na área dos Estudos Culturais, pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Marisa Vorraber Costa, Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS, Brasil), professora na Universidade Luterana do Brasil (Canoas, RS, Brasil) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS, Brasil)

Fabiana de Amorim Marcello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fabiana de Amorim Marcello é professora no curso de pedagogia (área de Educação Infantil) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. É membro no Núcleo de Estudos de Infâncias (GEIN) e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Mídia e Subjetividade (NEMES) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2016-09-30

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Artigos Demanda Contínua