Aprendizagem recíproca: o confronto intercultural como dispositivo para a formação de educadores/as - insights de uma pesquisa entre Itália e Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e72979Resumo
O tema da formação para uma “postura intercultural” desde os serviços para a primeira infância está no centro da reflexão contemporânea em como apoiar os/as educadores/as envolvidos/as em contextos educativos multiculturais. Mudar a perspectiva, descentralizar-se, tentar entender os fenômenos educativos de um outro ponto de vista, ver de outra forma, são competências hoje necessárias para garantir a qualidade do trabalho educativo em contextos educativos complexos e multiculturais. Como formar os/as educadores/as que já trabalham nos serviços para a pequena infância para uma cultura pedagógica aberta ao diálogo intercultural e capaz de aproveitar no reposicionamento cultural uma ocasião de formação e exercícios para o pensamento crítico-reflexivo? A partir dos dados obtidos numa pesquisa acerca da formação de educadores/as que envolveu algumas educadoras da Itália e dos Estados Unidos, o artigo propõe uma reflexão a respeito de como os processos de diálogo, de confronto e troca intercultural, mediados por vídeo, podem ser dispositivos interessantes para promover o desenvolvimento de uma postura e não somente como instrumentos de ação educativa em contextos multiculturais.
Referências
ALTET, Marguerite;CHARLIER,Évelyne; PAQUAY,Léopold; PERRENOUD, Philippe. (orgs.) Formare gli insegnanti professionisti. Quali strategie? Quali competenze? Roma: Armando, 1996.
ANOLLI, Luigi. La sfida della mente multiculturale. Nuove forme di convivenza. Milano: Raffaello Cortina, 2011.
BASKERVILLE, Delia; GOLDBLATT, Helen. Learning to be a critical friend: from professional indifference through challenge to unguarded conversations. :. Cambridge Journal Of Education, [s.l.], v. 39, n. 2, p. 205-221, 27 maio 2009. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/03057640902902260.
BRUNER, Jerome S. La cultura dell’educazione. Nuoviorizzonti per la scuola, Milano:Feltrineli, 1997[1996].
BOVE, Chiara; SHARMAHD, Nima. Beyond invisibility. Welcoming children and families with migrant and refugee background in ECEC settings. European Early Childhood Education Research Journal, [s.l.], v. 28, n. 1, p. 1-9, 2 jan. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2020.1707940.
BOVE, Chiara; JENSEN, Bente; WYSłOWSKA, Olga; IANNONE, Rosa Lisa; MANTOVANI, Susanna; KARWOWSKA-STRUCZYK, Małgorzata. How does innovative continuous professional development (CPD) operate in the ECEC sector? Insights from a cross-analysis of cases in Denmark, Italy and Poland. European Journal Of Education, [s.l.], v. 53, n. 1, p. 34-45, 22 jan. Wiley. 2018. http://dx.doi.org/10.1111/ejed.12262.
BOVE Chiara. Ricerca educativa e formazione. Contaminazioni metodologiche. Milano: Franco Angeli, 2009.
BOVE, Chiara. Prospettive di pedagogia culturale nei servizi per l’infanzia. Studium Educationis, Padova, v. 3, n. , p. 91-104, out. 2012. Disponível em: https://ojs.pensamultimedia.it/index.php/studium/article/view/552/534 Acesso em: 24 abr. 2020.
BOVE, Chiara; BRAGA, Piera. Il Nido come laboratorio di ricerca: osservare e osservar(si) nei contesti educativi per l'infanzia. In: ZANINELLI, Francesca L. (a cura di).Contesti e temi educativi zero-tre anni. Parma : Junior- Spaggiari edizioni srl, p.273-295. 2014.
BOVE, Chiara; BRAGA, Piera; CESCATO, Silvia. Semantiche personali e processi riflessivi. Analisi di una storia di formazione. Studium Educationis, Padova, anno XV,, n. 1, p. 75-84, fev. 2014.
BOVE, Chiara., BRAGA, Piera. MANTOVANI, Susanna. “Videoricerca e formazione. Un approccio interculturale”. In:BOBBIO, Andrea., TRAVERSO, Aandrea. (a cura di) Contributi per una pedagogia dell’infanzia Teorie, modelli, ricerche. Pisa: ETS edizioni, P.147-173. 2016.
BOVE, Chiara.Le parole nella relazione con i bambini: osservare il “linguaggio in azione” al nido. In: MANTOVANI, Susanna;SILVA, Clara;FRESCHI, Enrica (a cura di). Didattica e Nido d’infanzia. Metodi e pratiche di intervento educativo. Parma: Junior-Spaggiari, p. 25-58. 2016.
BRAGA, Piera. (cura di), Promuovere consapevolezza. Esperienze di formazione tra ricerca e pratica educativa. Bergamo: Junior, Azzano San Paolo. 2009.
BRAGA, Piera; MANTOVANI, Susanna. "L’asilo nido come ‘laboratorio di formazione’. Ricerca e sperimentazione formativa nel nido Bambini Bicocca”. In: ONGARI, Barbara; TOMASI, Francesca(a cura di), Nido d’infanzia 5. Prospettive di ricerca e spunti per la formazione. Trento:Erickson, p.93-112. 2012.
BRAGA, Piera; MANTOVANI, Susanna. Il Nido Bambini Bicocca. Nidi D’infanzia, n. 3, p. 32-35, Jan./ Fev. 2017.
BRAGA, Piera; BOVE Chiara. "Osservare e osservarsi al nido". Bambini, n.8, p.20-23, Ottobre, 2014.
CESCATO, Silvia; BOVE, Chiara; BRAGA, Piera. Video, formazione e consapevolezza. Intrecci metodologici. Form@re: Open Journal per la formazione in rete, Firenze, v. 15, n. 2, p. 61-74, 2015.
CLANCY, Patrica M. “L’acquisizione dello stile comunicativo nei giapponesi”. In: LEVINE, Robert A.; NEW, Rebecca s. (Eds.), Antropologia e infanzia. Sviluppo, cultura, educazione. Milano: R. Cortina, p. 263-291. 2009 [2008].
COMMISSIONE EUROPEA. Educazione e cura della prima infanzia: consentire a tutti i bambini di affacciarsi al mondo di domani nelle condizioni migliori. Bruxelles, 2011,http://eur-ex.europa.eu/legalcontent/IT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52011XG0615(04)&from=IT.
EUROPEAN COMMISSION. “Communication ‘Investing in Children: Breaking the Cycle of Disadvantage’.” Official Journal European Commission 59: 5–16, 2013. http://data.europa.eu/eli/reco/2013/112/oj. [Google Scholar]
COMMISSIONE EUROPEA. Proposal for key principles of a Quality Framework for Early Childhood Education and Care, OECD Publishing, 2014.
DEL BOCA, Daniela.Child Poverty and Child Well-Being in the European Union: policy overview and policy impact analysis. A case study: Italy. Budapest & Brussel: TARKI- Applica, 2010.
DEWEY, John. Come pensiamo, trad. it. a cura di ChiaraBove. Milano:Raffaello Cortina Editore, 2019[1933].
GIOVANNINI, Donatella; MUSATTI,Tullia., PICCHIO, Mariacristina. Incrociareglisguardisull’espereinzadei bambini: documentare, riflettere, narrare”. In:MUSATTI, Tulliaet.al. Stare insieme. Conoscere insieme. Bambini e adulti nei servizi educativi per l’infanzia. Parma: Junior, 2018.
GOLDMAN,Ricki;PEA,Roy;BARRON,Brigid;DERRY,ShoronJ. (a cura di), Videoricercaneicontesti di apprendimento.Teorie e metodi, trad.it. Milano: Raffaello Cortina, Milano, 2009 [2007].
LEVINE, Robert A.; NEW, Rebecca s. (Eds.), Antropologia e infanzia. Sviluppo,cultura, educazione. Milano: R. Cortina,2009 (2008).
MANTOVANI, Susanna; BRAGA,Piera; GAMBINI, Annastella. "Incontrare i viventi. Esperienze scientifiche al Nido" In: MANTOVANI, Susanna; SILVA, Clara; FRESCHI, Enrica (a cura di). Didattica e Nido d’infanzia. Metodi e pratiche di intervento educativo. Parma: Junior-Spaggiari, p.59-84. 2016.
MANTOVANI, Susanna; SILVA, Clara; FRESCHI, Enrica (a cura di). Didattica e Nido d’infanzia. Metodi e pratiche di intervento educativo. Parma: Junior-Spaggiari, 2016.
MANTOVANI, Susanna.Italy: Pedagogy. In: NEW, Rebecca Staples;COCHRAN, Moncrieff; (eds.), Early childhood education: an international encyclopedia,vol. 4,Westport:Praeger, p. 1115-1118. 2007.
MORAN, Mary. J.Apprendimento collaborativo e uso della fotografia come metodo visuale: un esempio americano”. In: BOVE,Chiara.Ricerca educativa e formazione. Contaminazionimetodologiche. Franco Angeli, Milano, p. 247-270. 2009.
MORAN, Mary Jane; BOVE, Chiara; BROOKSHIRE, Robyn; BRAGA, Piera; MANTOVANI, Susanna. Learning from each other: the design and implementation of a cross-cultural research and professional development model in italian and u.s. toddler classrooms: The design and implementation of a cross-cultural research and professional development model in Italian and U.S. toddler classrooms. Teaching And Teacher Education, [s.l.], v. 63, p. 1-11, abr. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2016.10.018.
MORAN, Mary J.; BROOKSHIRE, Robyn; BOVE, Chiara; BRAGA Piera; MANTOVANI, Susanna. “Co-Constructed Research Design: Lessons on Equivalency and Teacher Participation in a US-Italian Professional Development Study”. In: APKOVO, Samara M.;MORAN, Mary J.;BROOKSHIRE, Robyn. (eds). Collaborative Cross-Cultural Research Methodologies in Early Care and Education Contexts, Devon: Taylor& Francis, 133-149, New York. 2018.
OCHS, Elionor. From feeling to grammar: a Samoan case study. In: SCHIEFFELIN, Bambi B.; OCHS, Elionor. (eds.), Language socialization across cultures. Cambridge: Cambridge University Press, p. 251-272. 1986.
OCHS, Elionor. Linguaggio e cultura. Roma: Carocci, 2006.
OECD The resilience of students with an immigrant background: Factors that shape well-being. Paris: OECD Publishing, 2018.
ROGOFF, Barbara. Imparando a pensare. L’apprendimento guidato nei contesti culturali.Milano: Raffaello Cortina, 2006 [1990].
ROGOFF, Barbara. La naturaculturaledellosviluppo. Milano: Raffaello Cortina, 2004 [2003].
SNOW C.E. Parlare con i bambini. In: FLETCHER, P.; GARMAN, G. L’acquisizione del linguaggio. Milano: Raffaelo Cortina, Milano, p. 105-132. 1991 [1986].
TOCHON F.V. Dai video-casi alla video-pedagogia. Una cornice teorica per il video-feedback e la riflessione con i video nella pratica della ricerca pedagogica. trad. it. In: GOLDMAN, Ricki; PEA, Roy; BARRON,Brigid; DERRY, Sharon J.Videoricerca nei contesti di apprendimento. Teorie e metodi. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2009[2007].
TOBIN, Joseph J.; WU, David Y. H.; DAVIDSON, Dana H. Infanzia in tre culture. Giappone, Cina e Stati Uniti. Milano: Raffaello Cortina, 2000 [1989].
TOBIN, Joseph J., HSUEH, Yeb; KARASAWA, MAYUMI. Infanzia in tre culture vent’anni dopo, Milano: Raffaello Cortina, 2011 [2009].
TOBIN, Joseph J.; MANTOVANI, Susanna; BOVE, chiara. Methodological Issues in Video Based Research on Immigrant Children and Parents in Early Childhood Settings. In:TAROZZI, Massimliano; Mortari, Luigina (ed. by), Phenomenology and Human Research Today. Bucarest: Zeta Books, Bucarest, p. 204-225. 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.