Mini-histórias: a avaliação narrativa da jornada de aprendizagem das crianças
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e73976Resumo
Este relato apresenta o percurso de construção de uma prática avaliativa contextualizada, processual e de acompanhamento de crianças de 3 anos em seu itinerário educativo na creche, decorrente de um processo reflexivo e crítico sobre as fragilidades do fazer avaliativo efetivado por meio de instrumentos descontextualizados do cotidiano pedagógico. A documentação pedagógica foi utilizada como estratégia para acompanhar, registrar, refletir, interpretar e comunicar a jornada de aprendizagem das crianças, subsidiando a construção de mini-histórias, narrativas protagonizadas por elas e que deram visibilidade aos seus saberes e fazeres, socializadas com toda a comunidade educativa através do painel “A vida na creche”. O trabalho evidenciou a identidade, a autoria e a potência das crianças na construção de suas próprias aprendizagens, bem como a reflexão acerca da prática pedagógica e dos processos avaliativos na creche.
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