Mini-histórias: a avaliação narrativa da jornada de aprendizagem das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e73976

Resumo

Este relato apresenta o percurso de construção de uma prática avaliativa contextualizada, processual e de acompanhamento de crianças de 3 anos em seu itinerário educativo na creche, decorrente de um processo reflexivo e crítico sobre as fragilidades do fazer avaliativo efetivado por meio de instrumentos descontextualizados do cotidiano pedagógico. A documentação pedagógica foi utilizada como estratégia para acompanhar, registrar, refletir, interpretar e comunicar a jornada de aprendizagem das crianças, subsidiando a construção de mini-histórias, narrativas protagonizadas por elas e que deram visibilidade aos seus saberes e fazeres, socializadas com toda a comunidade educativa através do painel “A vida na creche”. O trabalho evidenciou a identidade, a autoria e a potência das crianças na construção de suas próprias aprendizagens, bem como a reflexão acerca da prática pedagógica e dos processos avaliativos na creche.

Biografia do Autor

Natália Francisquetti Silva Vieira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, PPGE, São Caetano do Sul, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Mestranda no Programa de Mestrado Profissional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS (2019). Atualmente é professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Santo André e professora de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, documentação pedagógica, participação política da criança e creche

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, PPGE, São Caetano do Sul, Brasil

Doudora em Educação. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire - GEPPF (PPGE-USCS).

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Publicado

2021-11-09