É preciso erguer a voz: diálogos sobre movimentos sociais, infâncias e pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1383

Resumo

O presente texto apresenta-se como um ensaio e tem como objetivo dialogar sobre o papel dos movimentos sociais de educação infantil na luta pelo direito à vida e à educação, considerando os efeitos da pandemia da Covid-19 e seus entraves para a garantia de direitos fundamentais para bebês e crianças. As discussões propostas partem das análises sobre a consolidação das políticas públicas de educação infantil antes, durante e pós pandemia, o que requer desses movimentos uma autorreflexão a respeito de suas formas de organização, clareza de suas pautas e mobilização coletiva para superar as forças neoliberais e conservadoras que ameaçam a democracia no Brasil. Ao final, propõe-se que os estudos sobre feminismo negro sejam inspirações para esses movimentos, em que a interseccionalidade entre as categorias de raça, classe, gênero e deficiência sejam elementos fundamentais para orientar as defesas dos direitos dos bebês e crianças.

Biografia do Autor

Fernanda cristina de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP - IFSP

Professora do IFSP campus Presidente Epitácio (SP) - curso de Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), com pesquisas inscritas nos campos das políticas públicas de educação especial e da educação infantil. Possui especialização em Educação Especial e graduação em Pedagogia. Trabalhou como docente bolsista no curso de especialização "Docência em educação infantil", da Universidade Federal de São Carlos/ campus Sorocaba (2015-2016). Atuou como orientadora pedagógica em centros de educação infantil na prefeitura municipal de Sorocaba (SP). Foi docente do curso de Pedagogia na Faculdade Sorocaba (Uniesp) até 2014. Trabalhos produzidos a partir das temáticas: Educação infantil; Educação especial; Políticas educacionais; Inclusão escolar e Infância. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq "Políticas Públicas de Educação Especial", Feusp. Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq do Grupo de Estudos e Pesquisa "Política, Estado e Sociedade" do IFSP (GEPPES/IFSP) e coordenadora da Linha de Pesquisa "Infâncias, diversidade e lutas sociais (GIDILUS).

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Publicado

2020-12-28