Caracterização e motivação das famílias sobre a educação infantil em tempo integral em três municípios da região metropolitana de Vitória
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79037Resumo
Este artigo analisa estatística e descritivamente os dados decorrentes de um survey realizado com 248 famílias residentes nos municípios de Vitória, Cariacica e Vila Velha, cujos filhos encontravam-se matriculados na educação infantil em tempo integral. Estabelece como objetivos caracterizar o perfil étnico e socioeconômico das famílias entrevistadas; identificar as motivações das famílias ao matricular seus filhos no tempo integral e analisar o conjunto de fatores de natureza social, econômica e educacional que mais sobressaíram, nas respostas dos familiares, sobre a educação infantil em tempo integral. Os resultados identificam como perfil étnico e socioeconômico que a maioria dos familiares são negros e apresentam baixa escolaridade e baixa renda familiar mensal. A necessidade de trabalho da família é a principal motivação para a matrícula dos filhos no tempo integral. Conclui-se que há o reconhecimento por parte das famílias de que a ampliação do tempo de permanência na instituição contribui com o aumento das possibilidades de acesso aos processos formais de escolarização, em especial o aprendizado da leitura e da escrita, bem como viabiliza a socialização com outras crianças.
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