Caracterização e motivação das famílias sobre a educação infantil em tempo integral em três municípios da região metropolitana de Vitória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79037

Resumo

Este artigo analisa estatística e descritivamente os dados decorrentes de um survey realizado com 248 famílias residentes nos municípios de Vitória, Cariacica e Vila Velha, cujos filhos encontravam-se matriculados na educação infantil em tempo integral. Estabelece como objetivos caracterizar o perfil étnico e socioeconômico das famílias entrevistadas; identificar as motivações das famílias ao matricular seus filhos no tempo integral e analisar o conjunto de fatores de natureza social, econômica e educacional que mais sobressaíram, nas respostas dos familiares, sobre a educação infantil em tempo integral. Os resultados identificam como perfil étnico e socioeconômico que a maioria dos familiares são negros e apresentam baixa escolaridade e baixa renda familiar mensal. A necessidade de trabalho da família é a principal motivação para a matrícula dos filhos no tempo integral. Conclui-se que há o reconhecimento por parte das famílias de que a ampliação do tempo de permanência na instituição contribui com o aumento das possibilidades de acesso aos processos formais de escolarização, em especial o aprendizado da leitura e da escrita, bem como viabiliza a socialização com outras crianças.

Biografia do Autor

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora Titular (Classe E) do Departamento de Educação, Políticas e Sociedade - CE/UFES. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, junto à Linha de Pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (Estudos em Hannah Arendt), sob a supervisão do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Representante do PPGE/UFES junto ao Termo de Cooperação Técnica entre UFES e Universidade do Minho/IE (Portugal). Membro Fundador e Coordenadora Adjunta do Núcleo de Educação Infantil da UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC - www.iesc.pro.br (Diretório CNPQ). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de estudos e pesquisas: Educação Infantil em Tempo Integral; Culturas Infantis e Cidade; Políticas Públicas articuladas à Educação Infantil. Secretária de Educação de Vitória/ES (2009 a 2012). Contato: vcaraujoufes@gmail.com

Rennati Taquini, Prefeitura Municipal de Guarapari

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora da educação infantil e das séries iniciais na Prefeitura Municipal de Guarapari. Prefeitura Municipal de Guarapari, Guarapari, Brasil

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestranda em Educação na linha de pesquisa “Educação, Formação Humana e Políticas Públicas” pela UFES. Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória, Brasil

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Publicado

2021-11-09