Educação infantil e pobreza infantil em tempos de pandemia no Brasil: existirá um “novo normal”?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79044Resumo
É notório o apelo público por meio de veículos de comunicação para que a população brasileira invista esforços na constituição de um “novo normal” para balizar atividades cotidianas durante e após a pandemia. Com base no método dialético e investigação documental e bibliográfica, este artigo apresenta análises e reflexões sobre essa questão, considerando seus contornos e consequências para a educação de crianças de até seis anos de idade, assinalando expectativas sobre a ação de famílias e professores no processo de “isolamento social”. Destacam-se reflexões relativas à pobreza infantil, categoria analítica que amplia o olhar sobre a criança e sua condição de existência em um país capitalista, cuja política neoliberal tem estreitado os horizontes de direitos e levado à exaustão das forças do trabalhador e à exploração cruel do trabalho, aumentando os níveis de pobreza e miserabilidade e acirrando as contradições e a luta de classes.
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