Narrativas "de" e "sobre" educação matemática na infância e as potencialidades do registro reflexivo em um grupo de professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79180

Resumo

Analisamos o movimento reflexivo de um grupo de professoras da Educação Infantil em um ambiente de trabalho colaborativo. Para tanto, buscamos dialogar com dados produzidos com base em narrativas escritas decorrentes de relatos de experiências sobre vivências que envolvem o conhecimento matemático desenvolvido com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses (pré-escola). O referencial teórico discute a necessidade de constituir um currículo para a infância em que jogos, brincadeiras e a resolução de problemas não-convencionais sejam repertório de problematização da prática das professoras. O estudo é de cunho qualitativo, de natureza descritivo-analítica, em que se explora os sentidos atribuídos à experiência da professora em um processo de autonomia profissional. É possível concluir que a escrita de si oportunizou o reconhecimento da necessidade de transgredir o currículo pelo "olhar matemático" da criança pequena.

Biografia do Autor

Priscila Domingues de Azevedo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora do Ensino Básico (EBTT) da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP, Brasil.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Presidente Prudente-SP. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – DTPP – do Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH, São Carlos-SP, Brasil. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) ambos da UFSCar.

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Publicado

2021-11-09