Narrativas "de" e "sobre" educação matemática na infância e as potencialidades do registro reflexivo em um grupo de professoras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79180Resumo
Analisamos o movimento reflexivo de um grupo de professoras da Educação Infantil em um ambiente de trabalho colaborativo. Para tanto, buscamos dialogar com dados produzidos com base em narrativas escritas decorrentes de relatos de experiências sobre vivências que envolvem o conhecimento matemático desenvolvido com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses (pré-escola). O referencial teórico discute a necessidade de constituir um currículo para a infância em que jogos, brincadeiras e a resolução de problemas não-convencionais sejam repertório de problematização da prática das professoras. O estudo é de cunho qualitativo, de natureza descritivo-analítica, em que se explora os sentidos atribuídos à experiência da professora em um processo de autonomia profissional. É possível concluir que a escrita de si oportunizou o reconhecimento da necessidade de transgredir o currículo pelo "olhar matemático" da criança pequena.
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